Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre escoteiros

24 de abril de 2019
  1. O escotismo foi fundado em 1907 na Inglaterra, por Robert Baden-Powell, coronel do exército britânico, durante a Guerra dos Boers, na África do Sul. Ele escreveu um livro, “Auxílios ao Escotismo”, sugerindo que jovens deixassem a vida em gangues, e oferecendo a opção de formar patrulhas de escoteiros masculinos.
  2. Baden-Powell propôs o sistema de patrulha, as tropas, a escolha de um escoteiro-chefe, o juramento dos escoteiros, a lei dos escoteiros e um uniforme, e instruiu os meninos nas aptidões necessárias para a vida em acampamento e ao ar livre. O objetivo do escotismo é desenvolver as habilidades físicas, intelectuais, afetivas, sociais e espirituais dos jovens.
  3. No início, o Movimento Escoteiro não aceitava meninas, apenas garotos. Em 1909, Baden-Powell, sua irmã, Agnes Baden-Powell, e sua esposa, Olave Baden-Powell, criaram o movimento Bandeirante. As bandeirantes, então, se tornaram a versão feminina dos escoteiros. Hoje não há mais separação por sexo: meninos e meninas podem ser tanto escoteiros quanto bandeirantes.
  4. Mesmo tendo inspiração militar, o escotismo é hoje uma organização internacional estritamente civil, que já conta com cerca de 28 milhões de participantes.
  5. No Brasil, existe desde junho de 1910. O número de integrantes no país é de aproximadamente 60 mil. Em 1912, foi fundada a Associação Brasileira de Escotismo, na cidade de São Paulo. Em 1924, a entidade foi substituída pela União dos Escoteiros do Brasil, sediada em Brasília.
  6. A primeira reunião mundial dos escoteiros ocorreu em 1920 na Inglaterra. A partir de então, passaram a ser promovidos encontros de quatro em quatro anos, em locais diferentes. Esses intercâmbios denominam-se “jamborees”, que quer dizer “grande encontro festivo”.
  7. “Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria; ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer a Lei Escoteira”. Esse é a promessa escoteira. Os pioneiros e dirigentes, na posse de um cargo ou durante cerimonial de passagem, devem acrescentar a frase :”E servir à União dos Escoteiros do Brasil”. Já os estrangeiros radicados no País devem jurar também cumprir deveres com a sua pátria, além do Brasil.
  8. Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, fincou ali uma placa de bronze com a Flor de Liz, símbolo do escotismo.
  9. O termo escoteiro deriva da palavra inglesa “scout”, que significa “batedor”. Este era o nome dado aos responsáveis por abrir e reconhecer um caminho por onde outros de sua expedição ou grupo passariam.
  10. Os 10 mandamentos do escoteiros são: confiança, lealdade, ser prestativo, cortesia, respeito aos animais, obediência, bom humor, trabalho, respeito à propriedade, limpeza do corpo e da alma.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A guerra mais rápida da história

A guerra mais rápida da história

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra....

O presente de grego nasceu com o Cavalo de Troia

O presente de grego nasceu com o Cavalo de Troia

Arqueólogos anunciaram na semana passada que teriam sido descobertos, em escavações na Turquia, restos de uma famosa construção... e, obviamente, aí tem História. A tal construção seria o Cavalo de Troia.  A Guerra de Troia teria acontecido por volta do século 12 a.C....

Laura Consulich: naufrágio explosivo

Laura Consulich: naufrágio explosivo

Um navio afunda, há poucas vítimas e, anos depois, ele é reencontrado, sua carga, em grande parte, é recuperada e pode ser reutilizada. É uma boa notícia? Não exatamente. E aí tem História. O navio é o cargueiro italiano Laura Cosulich. Em julho de 1941, com a Segunda...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This