Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história dos calendários Juliano e Gregoriano

24 de abril de 2019

O primeiro calendário foi criado por Rômulo no ano 753 da fundação de Roma. O ano tinha 304 dias e dividia-se em dez meses. Rômulo começava o ano em 1º de março.

Numa Pompílio, sucessor de Rômulo, estabeleceu o ano de 155 dias, dividido em doze meses.

Mais tarde, Júlio César reformulou o calendário, com a ajuda do astrônomo Sosígenes. Decidiu que o ano comum seria de 365 dias e que, para ajustar o ano solar ao ano sideral, se acrescentasse um dia de quatro em quatro anos. O ano de 366 dias recebeu o nome de “bissexto”. Esse calendário passou a ser usado a partir de 45 a.C. e foi batizado de “juliano” em homenagem a Júlio César.

Acontece que ao arredondar o ano para 365 dias e seis horas Júlio César arrumou outra confusão. Em 1582, por causa desse erro de onze minutos e catorze segundos, a diferença entre o ano e o ano solar era de treze dias. O papa Gregório XIII corrigiu o calendário. Tirou dez dias do ano. Ordenou que após 4 de outubro de 1582 viesse o dia 15. Estabeleceu também que o último ano dos três primeiros séculos não seria bissexto. Ou seja, apenas aqueles por 400. Os anos de 1700, 1800 e 1900 foram, portanto, anos comuns. Já 2000 será bissexto.

  • Dica: os anos bissextos são divisíveis por 4
  • O calendário gregoriano é quase universal. Mesmo em alguns países não cristãos, ele foi adaptados às próprias tradições ou adotado apenas para uso civil, mantendo-se outro calendário para fins religiosos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio vem do latim "Alpharabus", nome latino do grande filósofo árabe Abu Nasr Mohammad Ibn al-Farakh al-Farabi, assim chamado por ter nascido numa aldeia próxima a Farab, no Turquistão, em território hoje pertencente ao Irã. Fez seus primeiros estudos em Farab e...

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

"No Hemisfério Norte, a Primavera é a primeira estação do ano", diz o professor Warde Marx. "Para nós, no Hemisfério Sul, é o começo do fim do ano". Qual é a origem das estações do ano? De onde vieram seus nomes? Aí tem História. A princípio, os termos latinos "ver" e...

A guerra mais rápida da história

A guerra mais rápida da história

Quanto tempo pode durar uma guerra? Bem, tivemos a Guerra dos Cem Anos, que durou mais de 100 anos (1337 a 1453).  A da Coreia está em cartaz há mais de 70 anos. Tem alguma curta, curtíssima? Aí tem História. No dia 27 de agosto de 1896, duas ilhas entraram em guerra....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This