Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a ONU

24 de abril de 2019
  1. A Organização das Nações Unidas (ONU) surgiu no fim da Segunda Guerra Mundial para substituir a Liga das Nações, que havia sido criada em 1919, depois da Primeira Grande Guerra.
  2. O nome “Nações Unidas” foi concebido por Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos na época da elaboração da Declaração das Nações Unidas, que aconteceu em 1º de janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, representantes de 26 países estabeleceram o compromisso de lutar juntos contra as potências do Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão.
  3. A primeira carta da organização foi assinada por 50 países, em 26 de junho de 1945, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Organização Internacional. O evento foi realizado de 25 de abril a 26 de junho, em São Francisco, nos Estados Unidos. A Polônia, que não teve representante na conferência, assinou a declaração mais tarde e se tornou o 51º Estado fundador da ONU.
  4. Para elaborar o documento, os delegados se basearam em propostas formuladas por representantes da China, dos Estados Unidos, do Reino Unido e da União Soviética, apresentadas em Dumbarton Oaks, entre agosto e outubro de 1944.
  5. Mas, oficialmente, a Organização das Nações Unidas passou a existir somente em 24 de outubro de 1945, quando a carta foi ratificada por China, Estados Unidos, França, Reino Unido, União Soviética e pela maioria dos países membros-fundadores. Nessa data, comemora-se o Dia das Nações Unidas.
  6. Ficaram estabelecidos como objetivos da ONU: manter a paz, defender os direitos humanos e as liberdades fundamentais e promover o desenvolvimento dos países.
  7. A Organização das Nações Unidas possui 15 agências especializadas. Elas atuam em áreas como saúde, finanças, agricultura, aviação civil e telecomunicações, entre outras. São entidades independentes, vinculadas às Nações Unidas por acordos especiais. As agências se reportam ao Conselho Econômico e Social ou à Assembleia Geral. São as seguintes: Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA); Banco Mundial (Bird); Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO); Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida); Fundo Monetário Internacional (FMI); Organização de Aviação Civil Internacional (Icao); Organização Internacional do Trabalho (OIT); Organização Marítima Internacional (OMI); Organização Meteorológica Mundial (OMM); Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI); Organização Mundial de Saúde (OMS); União Internacional de Telecomunicações (UIT); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido); União Postal Universal (UPU).
  8. A Organização das Nações Unidas possui ainda outros escritórios e programas que trabalham para melhorar as condições econômicas e sociais dos povos. O Acnur é o Alto-Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, e o PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) visa atender às necessidades básicas da criança e do adolescente.
  9. Dos 197 países reconhecidos pela comunidade internacional, somente Taiwan e Vaticano não integram o corpo de membros da ONU. Todos eles colaboram na sustentação financeira por meio de doações sistemáticas. O valor a ser pago é calculado a partir de critérios variados, como o PIB, o lugar que o país ocupa na economia mundial e sua capacidade de pagar. No total, as contribuições contabilizam, em média, 2,3 bilhões de dólares anuais. Desses, 20 milhões vêm do Brasil, que foi um dos 51 fundadores da organização. Já os Estados Unidos dão à ONU cerca de 1,7 bilhão de dólares anualmente.
  10. A ONU tem cinco órgãos principais: Assembleia Geral, Conselho de Segurança, Secretaria Geral, Conselho Econômico e Social e Corte Internacional de Justiça. Existe ainda o Conselho de Tutela, que foi criado para supervisionar os territórios que estavam sob administração ou proteção da ONU. Mas ele foi desativado em 1997, já que, três anos antes, Palau, a última colônia do planeta, conquistou sua independência. Atualmente, o Conselho de Tutela só é reunido em caso específicos.

Livro conta a origem dos nomes dos países.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio, o homem que virou sinônimo de livro velho

Alfarrábio vem do latim "Alpharabus", nome latino do grande filósofo árabe Abu Nasr Mohammad Ibn al-Farakh al-Farabi, assim chamado por ter nascido numa aldeia próxima a Farab, no Turquistão, em território hoje pertencente ao Irã. Fez seus primeiros estudos em Farab e...

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

Como a Mitologia Grega explica a origem das estações do ano

"No Hemisfério Norte, a Primavera é a primeira estação do ano", diz o professor Warde Marx. "Para nós, no Hemisfério Sul, é o começo do fim do ano". Qual é a origem das estações do ano? De onde vieram seus nomes? Aí tem História. A princípio, os termos latinos "ver" e...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This