Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre o Cangaço (1877-1879)

24 de abril de 2019
  1. A pobreza e a injustiça social no Nordeste criaram um fenômeno chamado “cangaço“.
  2. Os bandoleiros carregavam os rifles sobre os ombros e essa imagem lembrava a canga, arreio de madeira que os bois levam no pescoço.
  3. Bandos armados assaltavam fazendas e saqueavam armazéns. Depois distribuíam o alimento para as vítimas da seca. Muitos coronéis, no entanto, se aproveitaram da situação e contrataram cangaceiros para matar seus inimigos.
  4. O primeiro cangaceiro a virar mito foi o pernambucano Cabeleira, que morreu enforcado. Lucas da Feira, outro cangaceiro, chegou a ser chamado ao Rio de Janeiro pelo imperador Dom Pedro II, que queria conhecê-lo.
  5. Antônio Silvino atacava cidades, fazendas e tropas de governo. Chegou a ser apelidado de “Governador do Sertão”. Ele mobilizou as polícias de quatro Estados (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) para ser capturado em 1914. Sinhô Pereira abriu as portas de seu bando para um jovem de 24 anos chamado Virgulino Ferreira da Silva. Ele passaria a liderar o grupo em 1922.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Livros homenageiam Independência do Brasil

Livros homenageiam Independência do Brasil

O jornalista Marcelo Duarte apresenta dois lançamentos que comemoram a Independência do Brasil. "Memória póstumas do burro da Independência", dedicado ao público infantil (que os papais vão se divertir também) e "Independência ou zero!", uma nova aventura juvenil do...

Pedro Labatut: o militar que virou bicho-papão

Pedro Labatut: o militar que virou bicho-papão

Ele nasceu na cidade de Cannes, França, em 1776 e lutou nas forças de Napoleão Bonaparte. Seu nome era Pierre Labatut ou, como acabou ficando conhecido no Brasil, Pedro Labatut. O que um militar francês veio fazer no Brasil? "Aí tem História", diz o professor Warde...

O Caso Evandro e as Bruxas de Guaratuba

O Caso Evandro e as Bruxas de Guaratuba

Histórias que envolvem investigações criminais sempre alcançaram grandes audiências em livros, programas de rádio, séries de TV, filmes. No caso dos podcasts, narrativas sobre crimes reais ganharam um novo capítulo em 2014, com o lançamento de "Serial", nos Estados...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This