Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como foi o fim do tráfico de escravos no Brasil

24 de abril de 2019

Como o número de mortes entre os escravos era maior do que o de nascimento, havia necessidade da entrada constante de escravos no país. Além das péssimas condições de vida às quais eles estavam submetidos, a importação de homens era muito maior do que a de mulheres. Acontece que, depois de ter abolido o tráfico de escravos para suas colônias (1806-1807) e depois de ter abolido a escravidão nelas (1833), a Inglaterra passou a combater o tráfico negreiro em outras partes do mundo, até porque, sua produção, feita com mão de obra remunerada, não conseguiria competir, em preço, com a produção de países em que a mão de obra era escrava. As pressões inglesas sobre o Brasil, grande importador de escravos, se fizeram sentir desde antes de nossa independência. No entanto, o governo brasileiro, controlado pelos ricos proprietários escravocratas, não queria levar a sério as pressões. Então, os ingleses tornaram-se cada vez mais ativos no ataque aos navios negreiros.

O Brasil, apesar de humilhado, não tinha condições de enfrentar a maior potência econômico-militar do mundo, e após anos em que as relações com a Inglaterra beiraram o conflito aberto, acabou por ceder.

Leia também:
10 curiosidades sobre a Lei Áurea
12 curiosidades sobre a escravidão no Brasil
A origem do Dia da Abolição da Escravatura

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Loira do Banheiro existiu de verdade?

A Loira do Banheiro existiu de verdade?

A Loira do Banheiro é uma história baseada numa pessoa de verdade. Pelo menos é uma das versões. E aí tem História. Tudo começa em Guaratinguetá, no interior de São Paulo, em 1880. Por razões de aliança política, o Visconde de Guaratinguetá teria forçado sua filha,...

Luzes na escuridão: curiosidades sobre cavernas brasileiras

Luzes na escuridão: curiosidades sobre cavernas brasileiras

Para o lançamento do primeiro livro "Luzes na Escuridão", em 2017, um grupo de fotógrafos especializados em cavernas - do Brasil e de diferentes partes do mundo - percorreu 5 mil quilômetros por quatro Estados brasileiros: São Paulo, Goiás, Bahia e Minas Gerais. Foram...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This