Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Conflito árabe-israelense

24 de abril de 2019

 

  • Em 1947, após o fim da Segunda Guerra Mundial, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu dividir a Palestina em duas partes: uma para os judeus, outra para os palestinos. Desse modo, os judeus voltariam a viver no território de onde tinham sido expulsos dois mil anos antes.
  • Os palestinos, que não foram consultados pela ONU, não aceitaram a divisão. Começou então um dos maiores conflitos do século passado no Oriente Médio.
  • Em 1948, cinco países árabes enviaram tropas militares para impedir a criação do Estado de Israel. Acontece que Israel venceu a guerra e, em vez de controlar metade do território, ficou com 75%. Para combater os israelenses, em 1964, chefes de países árabes se reuniram no Cairo, capital do Egito, e criaram a Organização para a Libertação da Palestina (OLP).

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial

Em 26 de outubro de 1917, o presidente Venceslau Brás declarou guerra contra a Alemanha, que afundara três navios brasileiros:  o Paraná (no canal da Mancha, em abril), o Tijuca (no litoral francês, em maio) e o Macau (no litoral espanhol, em outubro). Os 46 navios...

Os campos de concentração de Auschwitz-Birkenau

Os campos de concentração de Auschwitz-Birkenau

No dia 20 de janeiro de 1942, uma reunião com a alta cúpula do III Reich debateu a chamada "questão judaica" — o que fazer com os milhões de judeus que viviam em territórios ocupados pela Alemanha nazistas. A reunião durou apenas 2 horas e deu origem ao "Protocolo de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This