Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Guerra Irã e Iraque

24 de abril de 2019

 

Foi a maior guerra da década de 1980. O confronto aconteceu em plena Guerra Fria, período em que as duas maiores potências mundiais, os Estados Unidos e a União Soviética, disputavam a hegemonia do globo.

Estimular o enfrentamento entre o Irã e o Iraque foi a forma que os dois blocos encontraram para conter a Revolução Xiita, iniciada no Irã pelo aiatolá Khomeini. O crescimento do islamismo ameaçava a disputa entre as influências capitalistas e comunistas no mundo. O ditador do Iraque, Saddam Hussein, recebeu toneladas de modernos armamentos e foi incentivado a atacar o vizinho. O exército iraquiano invadiu o Irã em setembro de 1980 sob o pretexto de resolver um antigo problema de fronteira, em torno do canal de Chat Al-Arab.

O conflito, que durou de 1980 a 1988, deixou um saldo de um milhão de mortos, quase dois milhões de feridos e 400 bilhões de dólares em prejuízos.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial

A participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial

Em 26 de outubro de 1917, o presidente Venceslau Brás declarou guerra contra a Alemanha, que afundara três navios brasileiros:  o Paraná (no canal da Mancha, em abril), o Tijuca (no litoral francês, em maio) e o Macau (no litoral espanhol, em outubro). Os 46 navios...

10 curiosidades sobre a Guerra de Canudos

10 curiosidades sobre a Guerra de Canudos

1. O cearense Antônio Vicente Mendes Maciel (1830-1897), professor primário, comerciante e advogado, sofreu uma grande decepção que mudou sua vida. Sua mulher, Brasilina, fugiu de casa com outro homem. A partir daí, ele iniciou uma...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This