A ideia dos biscoitos com mensagens inspiracionais surgiu nos Estados Unidos, mas há muitas versões com relação ao nome de seu criador. Um deles seria Makoto Hagiwara, do Japanese Tea Garden, em São Francisco. Ele teria encomendado os biscoitos de uma padaria chamada Benkyodo e os servidos entre 1907 e 1909. O imigrante chinês  David Jung, dono do Hong Kong Noodle Company, de Los Angeles, chegou a recorrer aos tribunais para provar que tinha sido o inventor dos biscoitos, em 1918. Seiichi Kito, fundador do Fugetsu-do, também de Los Angeles, afirma que foi ele que teve a ideia de colocar a mensagem dentro do biscoito. Diz que começou a vender os docinhos para os restaurantes chineses da Califórnia.

Planos de guerra contra os mongóis

No começo , as frases usadas nos biscoitos eram baseadas em Confúcio. Com o tempo ficaram divertidas e excêntricas. Para criar os tradicionais biscoitos da sorte, Jung se inspirou na forma de comunicação dos rebeldes chineses 800 anos atrás. No século XIII, o guerreiro mongol Genghis Khan começou a estender seu império por toda a Ásia. Ele chegou a dominar grande parte da China. Mas, com o tempo, os chineses perceberam que os mongóis estavam perdendo força e resolveram reconquistar o território.  Várias batalhas foram travadas nesse período. Mas como enviar os planos de batalha final sem que os mongóis percebessem? Havia na China uma iguaria chamada “bolo da lua” que os inimigos detestavam. Os planos foram colocados dentro deles e enviados para todos os generais chineses. Os doces não levantaram qualquer suspeita

Todos os anos, os chineses passaram a comemorar a expulsão dos mongóis com os bolos em formato de meia-lua. Eles ganharam o nome de “bolo da vitória”. Mas, por outro lado, os mesmos chineses rejeitaram os biscoitos da sorte inventados nos Estados Unidos. Hoje, porém, isso não acontece mais. O docinho é comercializado em todo o país.

A primeira fábrica de biscoitos da sorte foi inaugurada em 1964 nos Estados Unidos. No Brasil, a mais famosa é a Hakuna-Matata, que funciona desde 1999 no bairro de Vila Anastácio, em São Paulo.