Mastercard

MASTERCARD

 

A Mastercard foi fundada com o nome de Interbank Card Association em 1966 por 17 banqueiros que buscavam aceitação recíproca de seus cartões de créditos. Vem desse primeiro nome a letra “I” presente no logo inaugural da empresa. Em 1969, o grupo passou a se chamar Master Charge e a logomarca assumiu a forma que daria origem à atual (dois círculos em intersecção, que remetem à reciprocidade almejada pela empresa). O “I” continuou lá, no cantinho, para que os clientes reconhecessem que se tratava da mesma companhia.

Só em 1979 o nome MasterCard foi adotado e a letra “I” permanentemente banida. Desse último até o logo atual, poucas alterações: realce das cores, mudança da fonte da letra para itálico e adição de linhas no espaço de intersecção, “que reforçam a ideia de cooperação entre múltiplos bancos”.

MASTERCARD 2

Shell

 

SHELLShell significa concha. Por isso, a primeira logomarca da rede, em 1900, era uma concha de mexilhão. Em 1904, ela foi trocada por uma concha de vieira, também conhecida como pécten. O novo símbolo pode ter sido adaptado de um brasão do casaco de um dos sócios da Shell. Ano a ano, os traços foram se simplificando.

SHELL 2

Walmart

 

WALMARTAs primeiras lojas Walmart não tinham exatamente uma logomarca. O nome era impresso com praticamente qualquer fonte disponível na ocasião. Em 1964, foi adotado um estilo que lembra os faroestes americanos. A logo de 1968 nunca foi usada no topo de lojas, mas em propagandas e uniformes de funcionários. Em 1981, o hífen do nome “Wal-mart” foi trocado por uma estrela e foi oficialmente abolido em 2008.

WALMART 2

Xerox

XEROX 
Em 1906, a empresa ainda era conhecida como Haloid Company. A xerografia, técnica de fotocópia, foi inventada em 1938 e se tornou o negócio da Haloid: a primeira fotocopiadora se chamava Haloid Xerox 14. Aos poucos, o nome Xerox foi substituindo o original.

XEROX 2