Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

História das logomarcas Apple, Google e Microsoft

18 de agosto de 2011

Já mostramos no Blog do Curioso as história de logomarcas de fabricantes de carros e outras empresas. Hoje, as analisadas são três companhias rivais na área de tecnologia: Apple, Google e Microsoft.

Apple

Isaac Newton sentado sob uma macieira lendo um livro. Este foi o primeiro logo feito para a Apple, em 1976, e é de autoria de Ronald Wayne, um dos fundadores da empresa. No mesmo ano, Steve Jobs pensou que as baixas vendas eram causadas pelo símbolo complexo e tratou de modificá-lo.  A mordida na maçã servia tanto para diferenciá-la de um tomate como para fazer valer o slogan “Byte into an Apple” (“Morda uma maçã”, mas com “byte” em vez da palavra “bite”). As cores do arco-íris foram retiradas em 1998, dando lugar à logomarca monocromática.

Google

Foi o próprio Sergey Brin, um dos fundadores, quem desenhou o primeiro símbolo do Google pelo computador em 1998. A primeira letra era verde – tornou-se azul no mesmo ano, quando também foi acrescentado um ponto de exclamação inspirado no Yahoo!. Em 1999, a professora brasileira Ruth Kedar, da Universidade de Stanford, desenhou a marca que seria usada até hoje.

Microsoft

O primeiro nome da empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen era Micro-Soft. Por isso, a logomarca inicial, de 1975, apresentava as palavras separadas. A letra “O” diferenciada no segundo logo era chamado de “Blibbet” pelos funcionários. Na lanchonete da Microsoft, um dos lanches vendidos chamava-se “Blibbet Burger”, mas isso não impediu a mudança em 1987. O designer Scott Baker elaborou o símbolo que é usado até hoje. A letra “O”, com uma abertura lateral, lembra o personagem Pac-Man, dos videogames, por isso a criação de Baker é chamada de “Pac-Man logo”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O biscoito da sorte não foi inventado na China

O biscoito da sorte não foi inventado na China

A ideia dos biscoitos com mensagens inspiracionais surgiu nos Estados Unidos, mas há muitas versões com relação ao nome de seu criador. Um deles seria Makoto Hagiwara, do Japanese Tea Garden, em São Francisco. Ele teria encomendado os biscoitos de uma padaria chamada...

10 grandes invenções da moda

10 grandes invenções da moda

1. Agulha Na Era Paleolítica, as roupas eram feitas de peles costuradas junto com o couro de animais. Faziam buracos nas peles e, para costurá-las, era usado um instrumento parecido com a nossa agulha de crochê, feito de ossos. O aperfeiçoamento da agulha só viria na...

A invenção do Tupperware

A invenção do Tupperware

Earl Tupper criou um plástico versátil chamado poly-T. Com ele, passou a produzir os produtos Tupperware na década de 1940. A companhia ganhou impulso por volta de 1950, quando os soldados americanos voltaram da guerra e passaram a fazer parte da sociedade de consumo....

1 Comentários

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This