Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

História das logomarcas de tecnologia

17 de janeiro de 2012

Canon

Desde 1935, a empresa mantém o mesmo padrão clean e simples da logomarca, que visa atingir um público global. O nome Canon surgiu em homenagem à primeira câmera produzida pela empresa – a Kwanon –, que, por sua vez, faz referência a uma deusa budista, retratada no primeiro logo da empresa. A partir de 1956, não houve mais modificações, mas não é porque é clássica que deixou de ser atual.

IBM

Fundada em 1888, a IBM (International Business Machines Company) era antes chamada ITR (International Time Recording Company) e atuava no ramo dos relógios de ponto. Em 1911, a ITR se fundiu à CTR (Computing-Tabulating-Recording Company), adotando o nome atual em 1924, quando aderiu o desenho de um globo à logomarca. Em 1947, o globo foi removido, dando origem à versão simplificada do símbolo que é hoje atribuído à empresa.

Kodak


A Kodak foi, em 1907, a primeira companhia a integrar nome e símbolo em sua logomarca. Em 1935, a empresa adotou as cores amarela e vermelha, que ficaram presentes até 1996. A partir desse ano, a Kodak aderiu à tendência de simplificação dos logos, removendo a cor amarela e as caixas que circundavam o nome. A última modificação – uma leve arredondada na fonte das letras – ocorreu em 2006.

LG

A sul-coreana LG mantém desde sua formação, em 1995, a mesma logomarca. A empresa é resultado da fusão entre as companhias Lucky, do ramo de cosméticos, e Goldstar, que produzia aparelhos de rádio. Há hoje em dia na Coreia do Sul uma gama de empresas que adotaram a sigla (LG Chemicals, LG Telecom, LG Twins), mas a LG jura que são meras referências ao slogan “Life is Good”, e não fazem parte do conglomerado da marca.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O biscoito da sorte não foi inventado na China

O biscoito da sorte não foi inventado na China

A ideia dos biscoitos com mensagens inspiracionais surgiu nos Estados Unidos, mas há muitas versões com relação ao nome de seu criador. Um deles seria Makoto Hagiwara, do Japanese Tea Garden, em São Francisco. Ele teria encomendado os biscoitos de uma padaria chamada...

Skate

Skate

  O skate apareceu na Califórnia na década de 1960. Era uma forma alternativa de diversão para os surfistas locais em dias de ressaca no mar. Para "surfar" na rua, alguém teve a ideia de pregar rodinhas de patins em uma prancha de madeira. Os primeiros skates...

10 grandes invenções da moda

10 grandes invenções da moda

1. Agulha Na Era Paleolítica, as roupas eram feitas de peles costuradas junto com o couro de animais. Faziam buracos nas peles e, para costurá-las, era usado um instrumento parecido com a nossa agulha de crochê, feito de ossos. O aperfeiçoamento da agulha só viria na...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This