Ultraman é um ícone da cultura pop japonesa. Foi o primeiro herói de tokusatsu (filme de efeitos especiais) a ganhar notoriedade no Japão e no mundo afora. O primeiro lançamento da série Ultra foi Ultra Q, de 1966, que teve 28 episódios. Foi inspirada em “Além da Imaginação”, com personagens que investigavam fenômenos estranhos e sobrenaturais, geralmente envolvendo alienígenas e monstros gigantes.

Logo depois, seria lançado “Ultraman”, introduzindo uma das características das séries que viriam: uma equipe de patrulha científica investigando ocorrências de monstros, com um de seus membros se fundindo com um extraterrestre Ultra. Foram ao ar 39 episódios e um especial de introdução à série. O sucesso foi tão grande que deu origem a uma enorme linhagem de personagens, conhecida como Família Ultra. Entrou para o “Guinness Book” como a franquia de maior número de spin-offs (séries derivadas). Hoje ultrapassa 50 séries, 40 filmes e uma infinidade de produtos e mídias.

“Ultraman” foi um projeto pessoal do lendário diretor de arte e efeitos especiais Eiji Tsuburaya, que havia trabalhado no primeiro “Godzilla”, de 1954. Ele foi pioneiro da suitmation, técnica que usa homens em trajes de borracha, cercados por prédios em miniaturas e enquadramento de câmera, para fazê-los parecer gigantes. Por causa do calor dos refletores que derretiam a máscara de resina, Tsuburaya encomendou três tipos de máscaras até achar o material certo, que serviu para as séries seguintes.

A palavra “ultra” veio de um movimento nas barras paralelas do ginasta japonês Yukio Endo. Durante os Jogos Olímpicos de 1964, um locutor sempre gritava “Urutora!” (“ultra”) quando Endo conseguia uma pontuação alta.

Já o sufixo Q veio de um fenômeno na época: o anime Obake Q (Fantasma Q), cujo personagem questionava a estrutura da sociedade japonesa, criando momentos cômicos. O anime também iria influenciar o game PacMan, anos depois.

Desde que surgiu pela primeira vez na TV, o guerreiro de 40 metros de altura vindo da Terra da Luz, na Nebulosa M-78, criou conceitos e ditou regras. Ultraman não retratou apenas a luta do bem contra o mal, mas abordou com pioneirismo questões ambientais e sociais.

Leia também: 20 curiosidades sobre o cinquentão Ultraman