Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O ator que definiu as características de Zorro

23 de agosto de 2021

Na segunda semana de agosto de 1919, o personagem Zorro surgiu nas páginas da revista “All-Story Weekly”. O nome da história era “A Maldição de Capistrano“. Criado pelo escritor americano Johnston McCulley, Zorro se tornou um dos mais icônicos personagens da ficção. No ano seguinte, a história serviu para que o ator Douglas Fairbanks estrelasse o filme mudo “A Marca do Zorro”. Ele ainda faria outro filme, em 1925, desta vez interpretando Don Cesar de La Vega, o filho de Zorro.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Além de estabelecer referências para os filmes de ação e aventura, Fairbanks definiu as regras para o personagem. Foi o primeiro a usar a meia-máscara. Colocou o chicote no arsenal de Zorro e inventou a famosa marca “Z”, que não existia nos contos. Graças à repercussão, McCulley escreveu mais histórias sobre o Zorro por quatro décadas.

Em 1924, “A Maldição de Capistrano” foi republicada como livro com o título “A Marca do Zorro” para ser associado ao filme. No Brasil, o livro foi publicado pela editora Panda Books.  O primeiro filme falado e também colorido do personagem, “The Bold Caballero”, foi lançado em 1936.

No ano seguinte, foi produzido o primeiro seriado de Zorro, em 12 episódios: “A Volta de El Zorro”. O herói aqui é James Vega, descendente de Don Diego. Em 1940, a Fox produziu uma nova versão de “A Marca do Zorro”, estrelada por Tyrone Power. Ela foi considerada a mais fiel à história do livro.

A popularidade do herói continuou a aumentar e Zorro se mudou para a televisão com uma série produzida pelos Estúdios Disney. Esta fase é uma das mais conhecidas do público. Estrelada por Guy Williams, ela recebeu assessoria do próprio criador, Johnston McCulley. Foi produzida entre 1957 e 1959, num total de 82 episódios, sendo cancelada em função de uma disputa financeira entre Walt Disney e a ABC, que acabou nos tribunais.

“A Marca do Zorro” também influenciou Bob Kane e Bill Finger na criação e origem do Batman. Zorro tem uma dupla identidade, assim como Batman. Se Zorro monta um cavalo e seu esconderijo é uma caverna sob sua casa. Batman sai da batcaverna usando o Batmóvel.  Zorro tem uma passagem secreta dentro de um relógio de pêndulo, igualzinho ao Batman.

No Brasil, a TV Bandeirantes produziu em 1969 a novela juvenil “As Aventuras do Zorro”. Coube ao consagrado jornalista e apresentador José Paulo de Andrade interpretar Zorro e Don Diego de la Vega.

Leia também:
O “Zorro” de José Paulo de Andrade precisou de dublê
De Falcão Negro a Zorro: os heróis mascarados da TV
Zorro: o herói de capa e espada em seriado da Disney
10 curiosidades de “A Marca do Zorro”

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Filme de 1963 previu a variante Ômicron?

Uma imagem do pôster de um filme chamado “The Omicron Variant” ("A Variante Ômicron"), de 1963, teria previsto a chegada da variante do novo coronavírus, que surgiu na África do Sul. A ilustração começou a se espalhar nas redes sociais na primeira semana de dezembro...

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

Laerte Sarrumor: a voz brasileira de Topo Gigio

O ratinho criado pela italiana Maria Perego em 1958 está de volta às telas, desta vez numa série de 52 episódios de animação exibida no Brasil pela Discovery Kids. Quem dubla Topo Gigio é Laert Sarrumor, apresentador, humorista e vocalista da banda Língua de Trapo....

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

As curiosidades do Concurso Bebê Johnson

A primeira Bebê Johnson da história foi a paulistana Magda Solange Ferreira, em 1957, uma menina loira de olhos castanhos. No caso de Magda, um fotógrafo contratado pela Johnson & Johnson a descobriu na Maternidade Leonor Mendes de Barros, em São Paulo, e ela...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Os 100 anos dos ursinhos da Haribo Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica