Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que as mulheres das animações são desenhadas com quadris largos?

6 de dezembro de 2021
Por que as mulheres das animações são desenhadas com quadris mais largos? O especialista Silvio Alexandre pesquisou o assunto e encontrou várias curiosidades no caminho. Em geral, esse é um recurso que os animadores usam para diferenciar mulheres adultas de mulheres mais jovens. Com ombros estreitos, a cintura apertada e os quadris mais alargados, a silhueta fica parecida com uma pera. Desde o início dos anos 2000, o termo THICC tem sido usado para descrever uma pessoa (geralmente uma mulher) que tem bumbum grande e quadris curvos.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Pesquisas recentes indicam que as personagens femininas são retratadas com cinco tipos de corpo: triângulo invertido, pêra, retângulo, ampulheta e oval.

No triângulo invertido, elas têm ombros largos, busto bonito e pernas finas. Visto de frente, os ombros são visivelmente mais largos que os quadris. No tipo pêra, elas são finas na parte superior do corpo e redondas na parte inferior. No retângulo, os quadris, a cintura e os ombros têm quase as mesmas medidas (ou seja, pouquíssima cintura). Possuem um corpo firme e bem tonificado. No ampulheta, elas são curvilíneas na parte superior e inferior do corpo, com uma cintura fina.  No tipo oval, a largura da cintura é maior que a dos ombros e a dos quadris. Tem o pescoço curto e largo, braços mais grossos, pernas mais finas do que o resto do corpo, e seios fartos.

Nos filmes dos Estúdios Disney, mesmo com a inclusão de heroínas multiculturais, como Jasmine e Mulan, não houve mudanças para tipos de corpos mais realistas. As princesas da Disney, por exemplo, têm sempre o mesmo tipo de corpo magro, com olhos grandes, nariz minúsculo e pescoço fino, além de mãos e pés pequenos. Nos últimos anos, a bem da verdade, a Disney se empenhou em criar personagens com características físicas e emocionais mais antenadas com as mudanças sociais e as conquistas das mulheres. Moana, Merida e Tiana representam essas mudanças.

Ao questionar se as super-heroínas dos quadrinhos ainda poderiam ser tão poderosas com corpos mais realistas, a organização bulimia.com apresentou personagens com seios e cinturas normais. Assim podemos ver que Mulher Maravilha, Mulher Gato, Hera Venenosa, Fênix, Viúva Negra, Tempestade e Psylocke continuam tão heroicas e lindas mesmo com um pouco de sobrepeso em seus corpos.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os diferentes tipos de mangás e animês

Os diferentes tipos de mangás e animês

Tanto os mangás (as histórias em quadrinhos japonesas) quanto os animês (os desenhos animados japoneses) são classificados inicialmente a partir do público-alvo e da faixa etária. Silvio Alexandre, especialista no tema, apresenta as principais subdivisões: [yotuwp...

Marvel X DC: guerra de personagens

Marvel X DC: guerra de personagens

Com a estreia de "Gavião Arqueiro", a nova série do Universo Cinematográfico Marvel, voltaram as discussões sobre as semelhanças entre diversos personagens da Marvel e da DC Comics, duas das principais empresas de quadrinhos do mundo e concorrentes há muitos anos....

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Quando a escritora Mary Shelley publicou a história em 1818, Frankenstein era descrito com longos cabelos escuros, dentes muito brancos, 2,5 metros de altura e a pele amarelada. Em suas primeiras adaptações, a criatura sem nome - criada pelo doutor Victor Frankenstein...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This