Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Este é Wissan Mohamed Atie… ou, simplesmente, o “Rei do iPhone”

29 de abril de 2016

Wissan Mohamed Atie tem um iPhone 6S Plus, comprado no exterior, que vive caindo no chão. Por sorte, o novo aparelho nunca precisou de assistência técnica. Antes desse, porém, Wissan teve outro iPhone que sofreu perda total. “Estava tomando banho, escutando música pelo fone de ouvido, quando deixei meu celular cair bem na direção do jato d’água”, conta. “Tinha deixado o aparelho naquela parte de cima do boxe. Saí imediatamente do banho, mas não tive para onde correr. Era domingo de eleição, estava tudo fechado e eu não tinha minhas ferramentas em casa”.
Wissan, 29 anos, barba bem aparada e cabelos penteados com gel, conta essa história enquanto uma dezena de pessoas se acotovela ao redor de um estande de 8 metros quadrados numa galeria da Santa Ifigênia, a rua dos eletrônicos no centro de São Paulo. Wissan é o “Rei do iPhone”, figura que se transformou em celebridade nas redes sociais de uma semana para cá. Quem quiser ser atendido por ele ou por um de seus três técnicos precisa agora pegar uma das 130 senhas diárias e esperar até 1 hora. “Aguenta firma na fila, gente!”, repetia ele de tempos em tempos. “Prometo que vai valer a pena. Quando chegar sua vez, resolvo em no máximo 15 minutinhos!”.

Wissan, Rei do Iphone, e os símbolos que deixa pendurado na loja: a espada do desconto, o olho grego e a boxer Kitana.

O sucesso repentino começou a ganhar forma no último dia 25 de abril, depois que ele atendeu um cliente chamado Caio Rossoni. Caio estava com problemas no celular. Tinha recebido um orçamento de 180 reais e resolveu fazer uma cotação também com a Rei do iPhone. O problema foi resolvido na hora – Wissan só fez uma limpeza rápida – e não cobrou nada. Pediu apenas que Caio divulgasse seu cartão entre os amigos. Caio contou a história no Facebook, falou da honestidade do comerciante e o post viralizou. Teve 70 mil compartilhamentos em 10 dias. “Confesso que ficamos assustados com o volume de pessoas”, diz Wissan.

São 130 senhas distribuídas por dia. Como a espera pode passar de uma hora, algumas pessoas aproveitam para passear pelas ruas do Centro.

Os pais, comerciantes, vieram do Líbano em 1976. Fugiam da crise econômica provocada por uma guerra civil. Wissan fez faculdade de Administração de Empresas e pós-graduação em Negócios Internacionais. “Estudar era obrigação lá em casa”, explica. “Mas descobri que minha paixão, desde criança, é a manutenção de aparelhos eletrônicos”. A escolha de trabalhar na Santa Ifigênia veio das memórias afetivas da adolescência. Em 1996, a família se mudou para Foz do Iguaçu (PR) e abriu um comércio em Ciudad del Leste, no Paraguai. “A Santa Ifigênia me faz lembrar do primeiro contato que tive com o mundo da tecnologia”, arrepia-se. “É uma nostalgia gostosa”. Todas as novidades chegavam na cidade da fronteira com rapidez. Lá ele curtiu a febre do Playstation 1 – os test-drives dos jogos eram feitos por ele. Seus comentários ajudavam o pai, Mohamed, na hora das vendas.

O episódio que deu fama ao estande voltou a acontecer nessa manhã e mais um cliente saiu satisfeito.

Foi no balcão da loja que ele conheceu a noiva, Déborah Martins, médica veterinária de 28 anos. Wissan havia acabado de inaugurar a Rei do iPhone há quatro anos, quando a irmã de um amigo da faculdade o visitou pedindo dicas de videogame. Era Deborah. Ela precisou voltar à Santa Ifigênia porque o aparelho estava com defeito. “Ela passou novamente pela loja e, sem dúvida, foi a melhor venda que eu fiz”. O casal mora junto há dois anos em Mairiporã. Wisan demora uma hora diariamente para fazer o percurso entre sua casa e o trabalho. Tem um enteado de 8 anos, louco por Minecraft, e dois cachorrinhos, que revelam sua paixão por “Mortal Kombat”. O pug de 6 meses chama-se Johnny Cage e a boxer de um ano, Kitana, ambos personagens do jogo.

Para agradar a clientela, o rei do iPhone deixa três garrafas-térmicas e um prato de bolo no balcão. É um jeito de atenuar o tempo de espera. Esse jeito de bom moço conquistou até os concorrentes que trabalham nos dois corredores do Inter Shopping. “Além de ser honesto e perseverante, Wissan teve sorte no que fez e, de certa forma, nos ajuda a impulsionar as vendas e os serviços com o fluxo de pessoas que trouxe”, aplaude Ari Souza , do Universo Eletrônicos. “Quem chega, vê a fila e não pode esperar vem para cá”.

Nesta manhã, Marcília Maciel, 43 anos, fiscal de transporte público, esperava na fila com um aparelho da marca Samsung.  “Pensei em pedir para conhecidos indicarem um lugar confiável, já que a Santa Ifigênia é famosa pela troca de peças originais por falsificadas”, explicou. “Como vi o post do Facebook, vim direto para cá. Quando o brasileiro acha um preço justo atrelado a um bom trabalho, ele se agarra. Só de saber que eu não vou precisar ficar em cima do profissional para ter certeza do que estão fazendo com o meu celular já vale a pena”. Wissan diz que está um pouco sem graça com tanta exposição.  “Não defendo que os profissionais devem trabalhar de graça. Longe disso. Entretanto, ninguém precisa enganar os clientes para conseguir lucro. Fazendo um trabalho honesto, uma hora chega o reconhecimento”, finaliza.

Por causa do grande movimento dos últimos dias, Wissan resolveu tirar o telefone do gancho. Não tem tempo a perder. Isso obriga que a mulher, os pais e os amigos o chamem pelo número pessoal. Aí ele tira, meio envergonhado, o iPhone do bolso. “Não gosto dessa capinha cinza”, diz. “Vi uma capinha com uma estampa do desenho “O Incrível Mundo de Gumball”. Quase comprei, mas tive vergonha de usar e acabei optando por essa cinza mesmo”.

Serviço:
Rei do iPhone
Rua Santa Ifigênia, 92, loja 2
Tel.: (11) 3227-5234 (em dias de muito movimento, ele deixa o fone fora do gancho)
Segunda a sexta, 9h/18h, e sábados, 9h/16h
Uma dica: Gabi é a responsável pela distribuição de senhas. O movimento é mais intenso no período da tarde e os 130 números costumam acabar até três horas antes do fechamento da loja.

(Com reportagem e fotos de Gabrielli Menezes)

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

Em 1939, o roteirista Bill Finger e o artista Bob Kane começaram a publicar “as incríveis e incomparáveis aventuras do Batman”. Logo o Homem Morcego se tornaria um fenômeno da cultura pop. Quatro anos depois do lançamento dos quadrinhos, o Cruzado de Capa chegou aos...

Como o Universo Marvel começou

Como o Universo Marvel começou

O primeiro desenho animado da Marvel estreou em setembro de 1966 na TV americana. Eram cinco personagens: Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, e Namor, o Príncipe Submarino. As histórias tinham 20 minutos. Foi lançado no Brasil com o nome “Clube Marvel...

3 Comentários

3 Comentários

  1. Lautaro Schiaffino

    O pior serviço em muito tempo. FAVOR NAO IR! Estou SEM Iphone!
    1- após levar meu telefone para um concerto, ele quebrou, nao funciona mais
    2- a garantia é uma mentira, ele só dão garantia sobre a tela, se o seu telefone nao funciona mais, você tá sem ajuda..
    3- quando eles vem q nao podem resolver, botam a culpa em voce e nao ajudam..
    historia:
    Levei o telefone para trocar a tela, trocaram, todo ok.. Um dia depois deixou de funcionar o botão do home, e a bateria nao estava igual…
    Levei e consertaram o botão do meio, mas uns dias depois a bateria morreu, e o conector de carga deixou de funcionar…
    Levei de novo e falaram q a bateria estava morta pelo fato do golpe q o telefone tenha sofrido (MENTIRA: pq eu usei meu telefone a mais de 6 meses com a tela quebrada)..
    Colocaram uma bateria nova (depois de brigar muito), mas não sei se era nova, não abriram a caixa adiante meu..
    Um dia depois morreu a bateria.. to sem ajuda, eles falaram q se nao funcionava de novo, nao iam me ajudar..

    Responder
  2. Celulares SP

    Agradecemos o carinho com a nossa empresa! Somos especialistas em celulares iphone.

    Responder
  3. Onefone

    Realmente a hostidade vale a pena !

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This