Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Pac-Man: tudo começou em pizza

10 de janeiro de 2009

O famoso jogo de videogame era protagonizado por uma bolinha amarela, que tinha a missão de devorar pílulas espalhadas em um labirinto sem ser apanhada por uns fantasminhas. O japonês Toru Iwatani teve a ideia do brinquedo em 1980, logo depois de pedir uma pizza delivery. Na época, ele trabalhava para uma fabricante de máquinas de pinball.


O jogo foi lançado no Japão com o nome de Puck-Man. Fez tanto sucesso que as moedas de iene, usadas como fichas de fliperama, chegaram a sumir do mercado. Entrou para o “Guinness Book – O Livro dos Recordes” em maio de 2005 como o maior game operado com moedas da história.

Nos Estados Unidos, Puck-Man passou a se chamar Pac-Man para evitar que o nome fosse associado a um palavrão. Entre 1980 e 1981, mais de 100 mil máquinas do videogame foram vendidas para o país.

Na Bolsa de Valores norte-americana, Pac-Man virou sinônimo de empresas que se defendem de outras que querem tomar seu controle de forma hostil.

A dupla de cantores Gary Garcia e Jerry Buckner é autora de uma canção “Pac-Man Fever” (Febre Pac-Man), inspirada no jogo.

O brinquedo chegou ao Brasil no Natal de 1983, sob o nome “Come-Come”. Aqui, virou desenho animado, exibido pela TV Bandeirantes. O personagem estrelou até um hilário comercial de um remédio para quem exagera na refeição.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Por que Frankenstein e Hulk são verdes?

Quando a escritora Mary Shelley publicou a história em 1818, Frankenstein era descrito com longos cabelos escuros, dentes muito brancos, 2,5 metros de altura e a pele amarelada. Em suas primeiras adaptações, a criatura sem nome - criada pelo doutor Victor Frankenstein...

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

Em 1939, o roteirista Bill Finger e o artista Bob Kane começaram a publicar “as incríveis e incomparáveis aventuras do Batman”. Logo o Homem Morcego se tornaria um fenômeno da cultura pop. Quatro anos depois do lançamento dos quadrinhos, o Cruzado de Capa chegou aos...

1 Comentários

1 Comentário

  1. jose eduardo correa lopes

    BONS TEMPOS À TARDE , EM CASA , JOGANDO NO ATARI, E OUVINDO ”ACID-HOUSE” NO RÁDIO.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This