Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre Batman

24 de abril de 2019
  1. Nos quadrinhos, o Homem Morcego era quase sempre mostrado como um homem amargurado, sombrio e violento. Já na TV ganhou um ar mais cômico. Contribuíam para isso as cores berrantes do figurino e as impagáveis onomatopeias (Pow! Soc! Crash!) que espocavam na tela toda vez que os heróis enfrentavam seus inimigos.
  2. Para abrir a passagem secreta da batcaverna, Bruce Wayne acertava os ponteiros do relógio para a hora em que seus pais foram mortos.
  3. Robin é um ex-trapezista de circo, cuja família é toda morta pelo mafioso Anthony Zucco. Acaba adotado informalmente pelo milionário Bruce Wayne. Também era chamado de Menino Prodígio.
  4. Nos 120 episódios da série de TV, Robin fala 347 diferentes “Santo-alguma-coisa”.
  5. Logo nos primeiros episódios da série, a Liga da Decência, que cuidava da censura na TV, implicou com o short usado por Burt Ward para fazer Robin. O grupo achou que o modelito deixava os atributos sexuais – que segundo consta eram realmente heroicos – muito evidentes. A produção tentou resolver o problema colocando um calção extra no ator, passando gelo e até lhe dando remédios, mas acabou tendo que filmá-lo da cintura para cima.
  6. Os vilões de Batman na telinha eram interpretados por atores de peso como Burgess Meredith (Pingüim), César Romero (Coringa) e Vincent Price (Cabeça-de-Ovo). Por isso, os créditos diziam “vilão especialmente convidado”, em vez de “ator especialmente convidado”.
  7. Enquanto nas HQs o comissário Gordon convocava Batman por meio de um bat-sinal, na televisão o oficial usava um telefone vermelho, que tinha linha direta com a batcaverna. O modelo era uma referência ao aparelho que ligava a Casa Branca ao Kremlin durante os anos da Guerra Fria.
  8. O batmóvel do seriado foi construído por George Barris em apenas 3 semanas a partir de um carro-conceito da Ford, o Lincoln Futura, criado em 1955. O modelo foi eleito em 2004 o melhor carro do cinema. O carro bateu o Aston Martin DB5 de “James Bond contra Goldfinger”, o Mini Cooper de “Uma Saída de Mestre”, o Fusca de “Se meu Fusca Falasse”, o De Lorean de “De Volta para o Futuro”, o Mustang de “Bullit” e o Lotus Esprit de “O Espião que me Amava”.
  9. Em junho de 2005, durante o lançamento do filme “Batman Begins” em Londres (Inglaterra), o automóvel tomou uma multa na porta do cinema onde ocorria a premiére. Ele estava estacionado em local proibido.
  10. A casa onde era gravado o famoso seriado do super-herói, exibido pela televisão na década de 1960, foi destruída por um incêndio em 2005. Localizada em Los Angeles (EUA), a construção servia de locação para as cenas que mostravam a moradia de Bruce Wayne.
  11. Batman e o vilão Pinguim se enfrentaram também nas urnas. Isso aconteceu nos episódios 17 e 18 da 2ª temporada, que foram ao ar pela primeira vez em fevereiro de 1966. Pinguim lança sua candidatura à prefeitura de Gotham City, conseguindo apoio popular através de mentiras e armações. Para impedir que o vilão se torne o novo prefeito de Gotham, o homem-morcego resolve ele mesmo se candidatar. Uma das cenas memoráveis é o debate entre os dois concorrentes. Quase 40 anos depois, o episódio foi usado por um grupo de blogueiros para parodiar o debate entre os candidatos à presidência dos EUA Barack Obama e John McCain, em outubro de 2008.
  12. Neal Hefti, compositor do tema do seriado, morreu no dia 11 de outubro de 2008, aos 85 anos. A melodia foi hit  e chegou a ganhar o Grammy na categoria “Melhor tema instrumental”, em 1966. Segundo o filho do compositor, o pai levou um mês para compor o baixo e os “ataques explosivos” de trompete da música.
  13. O primeiro “Batman Day” foi celebrado em 23 de julho de 2014 e coincidiu com a realização da San Diego Comic-Con, que celebrou os 75 anos do Homem Morcego. A partir de 2015, sem qualquer explicação, a DC Entertainment resolveu mudar a comemoração para o terceiro sábado de setembro. O “Batman Day” veio na cola do “Superman Day”, comemorado pela primeira vez em 12 de junho de 2013, para promover o filme “O Homem de Aço”, dirigido por Zack Snyder. As duas datas foram criadas artificialmente para fugir das verdadeiras estreias dos personagens nos quadrinhos: Superman em “Action Comics #1”, 18 de abril de 1938; e Batman em “Detective Comics #27”, 30 de março de 1939.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

O primeiro Batmóvel era um carro comum vermelho

Em 1939, o roteirista Bill Finger e o artista Bob Kane começaram a publicar “as incríveis e incomparáveis aventuras do Batman”. Logo o Homem Morcego se tornaria um fenômeno da cultura pop. Quatro anos depois do lançamento dos quadrinhos, o Cruzado de Capa chegou aos...

Como o Universo Marvel começou

Como o Universo Marvel começou

O primeiro desenho animado da Marvel estreou em setembro de 1966 na TV americana. Eram cinco personagens: Capitão América, Homem de Ferro, Hulk, Thor, e Namor, o Príncipe Submarino. As histórias tinham 20 minutos. Foi lançado no Brasil com o nome “Clube Marvel...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This