Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que os insetos ficam dando volta em volta da lâmpada?

24 de abril de 2019

Os insetos noturnos apresentam fototropismo positivo, ou seja, são atraídos pela luz. Mas quando o foco luminoso de uma lâmpada chega ao olho do inseto, acaba atingindo mais um olho do que o outro. Isso provoca uma reação hormonal que faz os músculos alares do lado atingido baterem mais rápido do que os do outro lado. Para evitar esse descompasso, o inseto opta por um voo em espiral em torno da lâmpada.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O que é o sol da meia-noite?

O que é o sol da meia-noite?

É um fenômeno que ocorre perto dos polos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida sobre os polos, em posições que se alternam de seis em seis...

O que é um buraco negro?

O que é um buraco negro?

O buraco negro é uma estrela que perdeu o brilho e ficou extremamente densa. A gravidade dela é tão alta que suga o que está ao seu redor e não deixa a luz de outros corpos escaparem.

Qual é a origem da loira do banheiro?

Qual é a origem da loira do banheiro?

Existem muitas versões para a famosa lenda urbana da “loira do banheiro”. Uma delas diz que a garota, de 15 anos, adorava matar aula. Certo dia, quando estava escondida no sanitário da escola, escorregou no piso molhado, bateu a cabeça...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This