RECICLAGEM

O Departamento de Limpeza Urbana (DLU) faz uma triagem do lixo para separar tudo o que pode ser reciclado. Estes materiais são empacotados por grupos (papel, plástico, metal e vidro) e enviados para as fábricas de reciclagem.

Papel
As aparas (nome dado aos restos de papéis) viram pasta de celulose depois de serem misturadas com água em uma espécie de liquidificador chamado hidrapulper. Depois, a massa passa por uma limpeza, na qual são extraídos resíduos estranhos. Por fim, vai para uma máquina onde é prensada, seca e transformada em uma nova folha de papel.

Vidro
Os cacos são lavados e misturados com areia, calcário, sódio e outros mineirais. A combinação é transformada em uma massa após ser fundida a uma temperatura de 1.500 graus celsius. As indústrias vidreiras usam este material para fazer novas embalagens.

RECICLAGEM PROCESSOMetal
Existem diferentes tipos de metais, mas os mais comuns de serem reciclados são o ferro e o alumínio. O primeiro é aquecido com carbono e vira aço, usado em latas de conserva de alimentos. As latas de alumínio são amassadas, derretidas e transformadas em novas latas.

Plástico
Hoje existe um tipo de plástico biodegradável. Ou seja, ele se decompõe mais rápido na natureza. Mas a maioria das embalagens de produtos é feita com o termoplástico, produto reciclável que pode ser reutilizado quando aquecido. Telefones e peças da indústria automobilística, por outro lado, são produzidos com um outro plástico, o termofixo, que só pode ser moldado e endurecido uma vez.