Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como é feita a reciclagem?

24 de abril de 2019

O Departamento de Limpeza Urbana (DLU) faz uma triagem do lixo para separar tudo o que pode ser reciclado. Estes materiais são empacotados por grupos (papel, plástico, metal e vidro) e enviados para as fábricas de reciclagem.

Papel
As aparas (nome dado aos restos de papéis) viram pasta de celulose depois de serem misturadas com água em uma espécie de liquidificador chamado hidrapulper. Depois, a massa passa por uma limpeza, na qual são extraídos resíduos estranhos. Por fim, vai para uma máquina onde é prensada, seca e transformada em uma nova folha de papel.

Vidro
Os cacos são lavados e misturados com areia, calcário, sódio e outros mineirais. A combinação é transformada em uma massa após ser fundida a uma temperatura de 1.500 graus celsius. As indústrias vidreiras usam este material para fazer novas embalagens.

Metal
Existem diferentes tipos de metais, mas os mais comuns de serem reciclados são o ferro e o alumínio. O primeiro é aquecido com carbono e vira aço, usado em latas de conserva de alimentos. As latas de alumínio são amassadas, derretidas e transformadas em novas latas.

Plástico
Hoje existe um tipo de plástico biodegradável. Ou seja, ele se decompõe mais rápido na natureza. Mas a maioria das embalagens de produtos é feita com o termoplástico, produto reciclável que pode ser reutilizado quando aquecido. Telefones e peças da indústria automobilística, por outro lado, são produzidos com um outro plástico, o termofixo, que só pode ser moldado e endurecido uma vez.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O que é o sol da meia-noite?

O que é o sol da meia-noite?

É um fenômeno que ocorre perto dos polos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida sobre os polos, em posições que se alternam de seis em seis...

O que é um buraco negro?

O que é um buraco negro?

O buraco negro é uma estrela que perdeu o brilho e ficou extremamente densa. A gravidade dela é tão alta que suga o que está ao seu redor e não deixa a luz de outros corpos escaparem.

Qual é a origem da loira do banheiro?

Qual é a origem da loira do banheiro?

Existem muitas versões para a famosa lenda urbana da “loira do banheiro”. Uma delas diz que a garota, de 15 anos, adorava matar aula. Certo dia, quando estava escondida no sanitário da escola, escorregou no piso molhado, bateu a cabeça...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This