Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é a cidade mais fria do mundo?

24 de abril de 2019

Yakutsk, na Rússia, ocupa o posto de cidade mais fria do mundo. Em um típico janeiro, mês mais frio do ano, a temperatura máxima não passa dos -40ºC, atingidos durante as três horas diárias de claridade. No inverno, uma constante neblina de gelo limita a visibilidade humana à distância de 10 metros. Por isso, é desaconselhável dirigir automóveis nesses meses, e o acesso à cidade é feito preferencialmente por avião. Mas os 200 mil habitantes de Yakutsk têm um consolo ao inverno rigoroso: um verão com um calor de até 30ºC. Não dá para negar que, em Yakutsk, vive-se em condições extremas: a mínima temperatura já registrada na cidade foi de -64,4ºC e a máxima, de 38,4ºC. A área é rica em minerais: 20% de todos os diamantes do mundo e 40% do ouro russo são extraídos lá.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O universo é finito ou infinito?

O universo é finito ou infinito?

É consenso entre os cientistas: o universo está se expandindo em alta velocidade. A maioria deles defende a teoria do universo infinito, segundo a qual esse processo de expansão acelerada é uma constante eterna. Mas há uma corrente...

O que é o sol da meia-noite?

O que é o sol da meia-noite?

É um fenômeno que ocorre perto dos polos, quando o Sol não se põe durante pelo menos 24 horas. Isso acontece porque a inclinação do eixo da Terra em relação ao plano de sua órbita faz com que o Sol incida sobre os polos, em posições que se alternam de seis em seis...

O que é um buraco negro?

O que é um buraco negro?

O buraco negro é uma estrela que perdeu o brilho e ficou extremamente densa. A gravidade dela é tão alta que suga o que está ao seu redor e não deixa a luz de outros corpos escaparem.

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This