Já estou em Nagóia. Daqui a pouco, parto em direção a Toyota para acompanhar a estreia do Corinthians  no Mundial de Clubes da Fifa. As ruas de Nagóia estão cheias de corintianos. Reparei que, além de camisas e bandeiras, a Fiel adotou um outro adereço:  uma espécie de bandana branca com um círculo que abriga a bandeira do Corinthians.
Hachimaki CORINTHIANS
Chamado pelos japoneses de hachimaki, o acessório é uma tradição nacional. Lá, em vez da bandeira corintiana, é claro que é a japonesa que estampa a faixa. Aqui no Brasil, costumam aparecer na testa de sushimen, que os usam para prevenir queda de suor e cabelo na comida. Mundialmente, ficou famoso na testa de Daniel-san, em Karatê Kid. O curioso disso tudo é que este pequeno item do vestuário japonês tem uma história bastante curiosa.

Hachimaki DANIEL SAMO hachimaki começou a ser usado pelos japoneses na Antiguidade, como um amuleto para espantar maus espíritos. A faixa, no entanto, só se tornou icônica durante a Segunda Guerra Mundial. Isso porque os guerreiros japoneses kamikazes resolveram adotá-la. O hachimaki dos kamikazes tinha, além da bandeira japonesa, justamente a palavra “kamikaze”. Era uma expressão recém-reinventada, e esse foi o jeito de apresentá-la ao povo japonês. Antes do confronto, a palavra “kamikaze” era usada para se referir aos ventos divinos que espantaram os invasores mongóis do Japão séculos antes.

KAMIKAZE COM HachimakiHoje, virou um símbolo expressivo de determinação, foco e seriedade. Vestir um hachimaki, portanto, não antecede ações violentas. Estudantes prestes a fazer uma prova importante usam a bandana na hora de estudar. Outro exemplo: se os japoneses organizarem uma passeata em favor de uma causa política, certamente os participantes usarão hachimakis. Praticantes de atividades que requeiram o uso da força física também usam o acessório simbólico. Mais um exemplo: o hachimaki costuma aparecer na testa dos que carregam o mikoshi (templo divino do xintoísmo) durante as procissões religiosas.

Hachimaki VENDAPara os corintianos que ficaram no Brasil e querem entrar no clima, há lojas no bairro paulistano da Liberdade que comercializam o hachimaki corintiano. A Ellegance, que fica na Rua Galvão Bueno, número 294, vende a unidade da faixa a R$ 5,00.
(Esta viagem ao Japão foi feita a convite da Toyota)