Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Guga

24 de abril de 2019

 

  • Aos 6 anos, Gustavo Kuerten começou no tênis, levado pelo pai. O menino não gostava muito de praticar; treinava uma ou duas horas e ia jogar futebol.
  • Guga pratica surfe desde os 10 anos, época em que ganhou a primeira prancha.
  • Foi aos 13 anos que o tenista começou a ter melhores resultados nas quadras. Nessa época, Guga passou a ser treinado pelo gaúcho Larri Passos, amigo de seu pai.
  • A avó Olga foi sua primeira patrocinadora, com as Indústrias Schlösser.
  • Seu pai, Aldo Amadeu Kuerten, também era esportista. Jogava basquete, futebol e tênis. Ele faleceu no dia 24 de maio de 1985, quando arbitrava uma partida infantil de tênis em Curitiba.
  • Guilherme, seu irmão mais novo, morreu no dia 7 de novembro de 2007 por causa de uma insuficiência respiratória. Ele era portador de deficiência física e mental e ganhava todos os troféus conquistados por Guga.
  • Guga foi o primeiro brasileiro a vencer o campeonato de Roland Garros, em Paris. A vitória aconteceu em 8 de junho de 1997, quando o tenista tinha apenas 20 anos.
  • Em 21 de setembro de 2004, o atleta operou o quadril direito em Pitsburgh (EUA). Essa foi sua segunda cirurgia no local. A primeira ocorreu em 2002. Na ocasião, os médicos removeram parte do labrum acetabular (fibrocartilagem que recobre a parte anterior da articulação do quadril direito), principal causa de dor e desequilíbrio em alguns movimentos.
  • O tenista anunciou em 15 de março de 2005 que estava se “separando” de seu técnico, com quem treinava há 15 anos. Larri Passos descobriu Guga e o ajudou a conquistar 20 torneios no circuito mundial, entre eles Roland Garros por três vezes e a Masters Cup de Lisboa.
  • No início de 2008, Guga anunciou sua aposentadoria. Para dizer adeus ao tênis em grande estilo, organizou uma “Turnê de Despedida”. Ao lado do técnico Larri Passos outra vez, Guga disputará torneios no Brasil, Estados Unidos, Monte Carlo e França, onde participará como convidado do torneio de Roland Garros.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This