Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Final inédita e uma revanche na disputa pelo terceiro lugar

7 de julho de 2010

Holanda e Espanha fazem a final da Copa do Mundo no próximo domingo. Nenhuma das duas venceu a competição até hoje. Teremos, então, o oitavo campeão do mundo (os outros são Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França e Inglaterra). A última vez que duas seleções sem título disputaram uma final foi em 1978. A Argentina bateu a Holanda. Os holandeses já disputaram – e perderam – duas finais. É a primeira final da Espanha.
Se a final é inédita, a decisão do terceiro lugar, Uruguai x Alemanha, sábado, em Porto Elizabete, não é. Os dois se enfrentaram na Copa de 1970. Os alemães venceram os uruguaios por 1 x 0. O Uruguai ainda jogou mais uma decisão de terceiro lugar e também foi derrotado (em 1954, derrota de 3 x 1 para a Áustria).
O primeiro jogo para definir o 3º e o 4º colocado na Copa aconteceu em 1934. Na primeira Copa, em 1930, não houve disputa pelo terceiro lugar. As duas seleções derrotadas na semifinal, Iugoslávia e Estados Unidos, ficaram empatadas na terceira colocação.
No mundial seguinte, ficou a cargo da Alemanha inaugurar o título de 3º colocado, com vitória de 3 x 2 sobre a Áustria. A Alemanha, aliás, é o país que mais jogou pela 3ª posição. Sem contar 2010, foram quatro vezes: 1934, 1958, 1970 e 2006. A única derrota foi em 1958, com goleada de 6 x 3 da França. As vitórias da Alemanha nas outras três ocasiões garantiram à seleção o título do país que mais vezes ficou em 3º lugar na história das Copas.
Além do Uruguai, outros três países estão empatados em segundo lugar no ranking das seleções que mais jogaram pelo 3º lugar: Suécia, França e Brasil, com três jogos cada um.
Clique e veja o ranking das disputas pelo terceiro lugar.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This