Holanda e Espanha fazem a final da Copa do Mundo no próximo domingo. Nenhuma das duas venceu a competição até hoje. Teremos, então, o oitavo campeão do mundo (os outros são Brasil, Itália, Alemanha, Argentina, Uruguai, França e Inglaterra). A última vez que duas seleções sem título disputaram uma final foi em 1978. A Argentina bateu a Holanda. Os holandeses já disputaram – e perderam – duas finais. É a primeira final da Espanha.
Se a final é inédita, a decisão do terceiro lugar, Uruguai x Alemanha, sábado, em Porto Elizabete, não é. Os dois se enfrentaram na Copa de 1970. Os alemães venceram os uruguaios por 1 x 0. O Uruguai ainda jogou mais uma decisão de terceiro lugar e também foi derrotado (em 1954, derrota de 3 x 1 para a Áustria).
O primeiro jogo para definir o 3º e o 4º colocado na Copa aconteceu em 1934. Na primeira Copa, em 1930, não houve disputa pelo terceiro lugar. As duas seleções derrotadas na semifinal, Iugoslávia e Estados Unidos, ficaram empatadas na terceira colocação.
No mundial seguinte, ficou a cargo da Alemanha inaugurar o título de 3º colocado, com vitória de 3 x 2 sobre a Áustria. A Alemanha, aliás, é o país que mais jogou pela 3ª posição. Sem contar 2010, foram quatro vezes: 1934, 1958, 1970 e 2006. A única derrota foi em 1958, com goleada de 6 x 3 da França. As vitórias da Alemanha nas outras três ocasiões garantiram à seleção o título do país que mais vezes ficou em 3º lugar na história das Copas.
Além do Uruguai, outros três países estão empatados em segundo lugar no ranking das seleções que mais jogaram pelo 3º lugar: Suécia, França e Brasil, com três jogos cada um.
Clique e veja o ranking das disputas pelo terceiro lugar.