VUVUZELASA Copa está quase acabando, mas o assunto vuvuzela continua em alta. Enquanto alguns ainda curtem o ruído mais característico do Mundial da África do Sul, outros investigam uma forma de calar essas cornetas! Não sei como será no Brasil, mas o time do Borussia Dortmund, da Alemanha, colocou cartazes proibindo a entrada da corneta em seu estádio.
Para quem gosta do som das vuvuzelas, o site vuvuzela-time.co.uk coloca as barulhentas cornetas como som de fundo de sua navegação na internet. Basta copiar o endereço, retirar o http://, apertar enter e preparar os ouvidos. Tente com o Blog do Curioso: www.guiadoscuriosos.com.br/blog .
Outro que investiu no barulho foi o Youtube. Há cerca de duas semanas, o site lançou o “botão vuvuzela”. Agora, qualquer vídeo pode ser assistido em meio ao som das cornetas da Copa. Serve bem para os vídeos do horário eleitoral, não acha?
Na contramão, o programa Devuvuzelator foi lançado pela Stardock, em parceria com a Universidade de Londres, para aliviar os ouvidos irritados. O programa elimina as frequências de ondas sonoras do barulho das vuvuzelas. A ferramenta é gratuita, mas está disponível somente para computadores que usam Windows.
Se você usa outro sistema operacional e também não aguenta mais as vuvuzelas, calma! Também tem solução para o seu caso: elimine as cornetas da TV. A revista Superinteressante publicou uma dica para fazer isso. Basta ir até o equalizador gráfico, recurso presente em muitos aparelhos fabricados nos últimos três anos, e diminuir a frequência de 300 Hz.