Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O curioso hino da Champions League

24 de maio de 2013

Este sábado (25), os alemães Bayern Munich e Borussia Dortmund disputam a final da Champions League da UEFA (Liga dos Campeões da Europa). Será a 21ª vez que o hino da Champions League será executado em uma final da liga.

O hino da Champions League é bastante curioso. Para começar, ele é cantado em três línguas de uma vez: inglês, francês e alemão, os idiomas oficiais da UEFA. O hino foi composto pelo britânico Tony Britten em 1992. O músico do Royal College of Music, na Inglaterra, se baseou na música “Zadok, the Priest”, escrita pelo alemão George Frideric Händel para a coroação do rei inglês George II quase três séculos antes, em 1727. Quem gravou a versão original reproduzida antes de todos os jogos da Liga dos Campeões foi a Orquestra Filarmônica Real da Inglaterra, acompanhada pelo Coral da Academia de San Martin.

A música, apesar de amplamente disseminada entre os fãs do futebol europeu, não está disponível para venda ou download legal. No YouTube, no entanto, ela pode ser encontrada em versões bastante curiosas. Em uma delas, um fã executa o hino usando uma vuvuzela. Foi uma brincadeira em protesto ao banimento da corneta nos jogos da Champions League, em 2011.

Não tão popular quanto o hino da Champions League é o hino da FIFA, tocado antes de todos os jogos organizados pela federação (Copas do Mundo, Mundiais Sub-20, amistosos internacionais etc.). A música, que é apenas instrumental, foi composta pelo alemão Franz Lambert para a Copa do Mundo de 1994.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Caio

    Na verdade são 4 idiomas, tem trecho em espanhol.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This