Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Tirando uma casquinha: mãe e irmã de Cristiano Ronaldo lançam livro de receitas

4 de maio de 2017

Cristiano Ronaldo segue vivendo o auge de sua carreira. Eleito melhor jogador do mundo nas últimas três temporadas, o craque teve mais uma atuação de gala na vitória do Real Madrid por 3 x 0 sobre o rival Atlético, na partida de ida da semifinal da UEFA Champions League. Autor dos três gols, ele chegou a 499 na carreira e a 103 pelo maior campeonato de clubes do mundo. Ídolo mundial e maior jogador português de todos os tempos, Cristiano construiu a imagem de um mito.
Ainda que seja frequentemente colocado acima dos meros mortais, CR7 também tem prazeres banais como o de todos nós. Comer, por exemplo. Apesar de ser obcecado pela forma física e de poder se fartar em qualquer restaurante deste planeta, ele tem bons motivos para sentir saudade dos almoços em família. Pelo menos é o que indica o livro “As Receitas da Minha Querida Mãe”, lançado em Portugal pela editora Impala Books. Nele, Kátia Aveiro, irmã do jogador, “recebe” de Dolores, a mãe, as receitas que a família apreciou ao longo das últimas décadas.  Não há qualquer imagem de Cristiano Ronaldo no livro.

Mãe e irmã de Cristiano Ronaldo lançam livro de receitas em Portugal

A família Aveiro vem de Funchal, na Ilha da Madeira, e passou por muitas dificuldades financeiras até a carreira de CR7 decolar, o que não impediu Dolores de criar receitas que caíram no gosto dos três filhos e do marido, falecido em 2005.  Dois exemplos: o bolo de tomate e queijo, e um espetinho (“espetada”, no português de Portugal) de picanha recheado com banana.
Entre as sobremesas, os destaques são um pudim de maracujá e um bolo feito com canela, melaço de cana, noz-moscada e um cálice de vinho da Madeira. Todas as receitas contam ainda com dicas especiais de Dolores. O preparo de todas elas foi filmado e ganhou um making of (que pode ser acessado com a ajuda de um QR code na capa do livro).

Bolo de tomate e queijo é uma das receitas de Dolores Aveiro

A dupla Kátia e Dolores ganhou repercussão pelo parentesco especial. De 2005 a 2009, Kátia se lançou como cantora usando o nome artístico de Ronalda. Depois de uma pausa de três anos para se dedicar aos filhos, a irmã do craque do Real Madrid voltou aos palcos com o seu próprio nome. Com Boom Sem Parar, ela atingiu 750 mil visualizações em 15 dias no YouTube.
Já Dolores lançou em 2016 uma autobiografia intitulada Mãe Coragem, escrita por Paulo Sousa Costa. Segundo a própria Dolores afirmou em entrevista, o jogador não gostou muito da ideia de tornar públicos os sofrimentos pelos quais a mãe passou ao longo da vida, mas acabou aceitando. Tanto Mãe Coragem como As Receitas da Minha Querida Mãe não possuem previsão de chegada ao Brasil. Em Portugal, o livro de receitas de Kátia e Dolores custa 18 euros, o equivalente a 65 reais.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A volta dos Botões Brianezi

A volta dos Botões Brianezi

Desde o final de 2020,  o empresário Alexandre Badolato passou a ser chamado de "Alexandre da Brianezi". Depois de 20 anos fora do mercado, a Botões Brianezi voltou a existir por causa de um acordo feito entre ele e Lúcio Brianezi, herdeiro da marca. Paulo Brianezi,...

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This