Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como montar uma biblioteca colorada

4 de abril de 2009

Parabéns, Internacional, pelos seus 100 anos! Na segunda e na terça, faço uma homenagem ao Colorado no “Fanáticos por Futebol” (Rádio Bandeirantes AM 840 ou FM 90,9, de São Paulo). No próximo sábado, dia 11, quem faz a festa é o “Loucos por Futebol”, da ESPN Brasil. O programa terá uma hora e meia de duração e contará com a presença do jornalista e apresentador Britto Júnior, torcedor do Internacional.
Estive em Porto Alegre na semana passada para entrevistar o escritor Luís Fernando Veríssimo, autor de “Internacional – Autobiografia de uma Paixão”. Conversamos por 45 minutos. Veríssimo contou até que pegou simpatia pelo Colorado porque uma de suas avós tinha o nome parecido com o de Abigail, jogador do time. Aproveitei para pedir um autógrafo no meu exemplar.




Antes de ir embora, dei uma vasculhada em duas livrarias de Porto Alegre para abastecer a minha biblioteca futebolística. Muitos livros dos times gaúchos nem chegam às livrarias de São Paulo. É preciso mesmo aproveitar essas viagens. Veja o que comprei por lá:



Comprei também o documentário sobre a conquista do Mundial Interclubes de 2006. Foi outra coisa que nunca encontrei por aqui. Custou 29 reais.

Devo ter aproximadamente 200 livros de futebol. Não é muito. Por isso, sempre que dá aproveito para garimpar os títulos que ainda não tenho. Para quem quiser começar sua coleção, indico três livrarias especializadas em futebol: Livraria Pontes, Livros de Futebol e Futebooks.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

A Rádio ONCB e as Paraolimpíadas de Tóquio 2020

Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começam na próxima terça-feira, dia 24. Marcus Aurélio Carvalho, diretor e apresentador da Rádio ONCB, emissora web da Organização Nacional de Cegos do Brasil, explica como será a cobertura diferenciada do evento. Marcus fala também de...

O autor de 150 hinos de times de futebol

O autor de 150 hinos de times de futebol

O compositor paulista Carlos Santorelli tem mais de 2 mil músicas gravadas. Em 1997, ele lançou um CD com hinos para os principais times do Rio Grande do Norte compostos por ele. Depois, em 2011, veio outro, desta vez com times paraibanos. Mas foi a partir de 2017 que...

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Pugilista perdeu a orelha e não consegue usar máscara?

Em novembro de 1996, o pugilista Evander Holyfield, pentacampeão mundial dos pesos-pesados, desafiou Mike Tyson pelo título da Associação Mundial de Boxe. Holyfield venceu de forma surpreendente ao realizar a proeza de nocautear Tyson no 11º round. Em junho do ano...

9 Comentários

9 Comentários

  1. Elói de Moraes Matos

    Olá Marcelo! Valeu mesmo pela reportagem! isso só nos faz acreditar que tem vida além de Rio e São Paulo.
    continue garimpando preciosidades como esta
    abraços

    Responder
  2. LOUCO AMOR COLORADO!

    tu so nao disse o horario do teu programa na radio? parabens por estimular o habito da leitura no torcedor.
    saudações coloradas
    Resposta de MARCELO DUARTE: Tem razão. O programa vai ao ar das 22h às 22h30. Dá para ser ouvido também pela internet: http://www.radiobandeirantes.com.br. Abraços e até segunda!

    Responder
  3. Simone

    Meu Inter, meu colorado, minha paixão!!! Garanto que farás leituras maravilhosas, pois o tema é SENSACIONALLLL!

    Responder
  4. Flavio Floriano Berdet

    Bom! é um tema apaixonante, bem…assim como é o futebol, assim como é o meu Internacional, Parabéns a ti pela divulgação da maior paixão da maioria do povo brasileiro; O Futebol e em especial a toda a nação colorada….bola Inter eu nunca vou te abandonar…nunca…abraços e até….Valeu.

    Responder
  5. joao

    o meu colorado e sempre um bom assunto

    Responder
  6. Cesar

    A respeito do comentario acima, do Flavio, que bom que ele nao abandona o inter, porque o Inter ja abandonou o futebol muitas vazes, ahahahahahah…..

    Responder
  7. Clóvis Nei da Silva

    Parabéns ao colorado mais amado do Brasil. Este ano vamos ganhar tudo.

    Responder
  8. Eduardo

    Marcelo, obrigado pela postagem e pela bela homeagem feita ao Centenário do meu Internacional. O DVD “Gigante – Como o Inter conquistou o Mundo” é simplesmente fantástico, traz toda a emoção de como foi conquistar este grande título. Já tiveste a oportunidade de assistir? Conte aí a sua opinião…
    O blog está cada vez melhor!
    Um grande abraço!

    Responder
  9. Sheyna

    Me interessei por começar a ler Futebol e Guerra, quando em 2004 peguei o Proposta de Revitalização e Estudo de Imagem da Revista Placar, como tema de conclusão do curso de Publicidade no Mackenzie. Mas acbei não concluindo a leitura porque eram tantos nomes complicados, de pessoas, times, ruas, guetos, que acabei perdendo o interesse. Mas sempre que volto a ler sobre o assunto, a história do assunto que me interessa mais do que o jogo, em si, me dá vontade de voltar e tentar acabar de ler. Você leu?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This