Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quanta água um elefante consegue guardar na tromba?

30 de abril de 2020

A tromba do elefante parece um canudo, mas é preciso deixar claro que o elefante não bebe água por ela. A tromba é um prolongamento do nariz junto com o lábio superior e, como todo nariz, tem a função de respirar e cheirar. Por isso, apesar de parecer um canudão, a água não vai direto por ali para a garganta.

Outra informação é que a tromba guarda água. Em um elefante adulto ela pode armazenar até 8 litros de água. Com isso, ele pode jogar a água na boca para matar a sede ou jogar a água pelo corpo para se refrescar. A tromba, que é formada por mais de 40 mil músculos, ainda tem outras funções: segurar objetos pesados, como um tronco de árvore; pegar alimentos bem pequenos, como grãos e frutas; atacar os oponentes em situação de ameaça; e acariciar outros elefantes.

Leia também: Por que se diz “memória de elefante”?

Resposta da bióloga Rachel Azzari.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Por que a maioria dos cinemas têm poltronas vermelhas?

Há quem diga que se trata de uma tradição inspirada na decoração das casas de ópera italianas, que eram principalmente vermelhas e douradas. Quando os teatros substituíram as óperas, a cor vermelha teria sido mantida. Mas a versão mais aceita é que o vermelho é a...

Shakespeare e Cervantes morreram no mesmo dia?

Shakespeare e Cervantes morreram no mesmo dia?

Em 1995, a Unesco começou a comemorar o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral.  O 23 de abril foi escolhido por ser a data de morte de dois dos mais importantes escritores da literatura universal: o inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel de Cervantes....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This