Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é a diferença entre epidemia, endemia e pandemia?

30 de abril de 2020

Epidemia quer dizer em cima do povo, isso significa que alguma coisa acontece diferente, pode ser uma doença que já existia entre nós e que tem um volume muito maior de casos, ou uma doença nova. Se, por exemplo, varíola que foi erradicado, o número é zero. Se tivermos um caso de varíola já é uma epidemia. Se nós temos, vamos supor, 100 casos de meningite por ano, mas esse ano temos 500 casos, isso é uma epidemia. É tudo aquilo que sai da normalidade, e que até ser por doenças infecciosas, como também por outras doenças, como até o suicídio. 

Endemia é o número esperado de casos de determinada doença por um período de tempo, geralmente ano. Então, a tuberculose é uma doença endêmica. Por exemplo: temos em uma determinada cidade 700 casos por ano – esse número é endêmico, é o que se espera daquela doença. 

Pandemia é quando vários continentes apresentam infecção, ou seja, alguma coisa no mundo.

Resposta do Doutor Hélio Bacha, médico infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Como é que as pandemias acabam?

Como é que as pandemias acabam?

É preciso analisar o passado para entender como as outras pandemias acabaram, como a Peste Negra e o ebola. No programa "Você é Curioso?", de 13/06/2020, o professor Warde Marx explicou a diferença entre surto, epidemia, pandemia e endemia. Falou também sobre o "fim...

5 doenças curiosas

5 doenças curiosas

1. Afta A afta é uma ferida que se manifesta nas mucosas da boca, especialmente na língua, nos lábios e bochechas, raramente nas gengivas ou no palato (céu da boca). As feridas podem aparecer isoladas ou em grupos (estomatite aftosa) e...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This