JOÃO FIGUEIREDO

  • Ainda candidato à Presidência, em 1978, Figueiredo surpreendeu o país ao se deixar fotografar fazendo exercícios apenas de sunga.
  • Apesar do porte atlético que gostava de exibir, Figueiredo foi o que mais sofreu. Teve dores na coluna, problemas na visão e precisou implantar 2 pontes de safena.
  • Mandou construir uma suíte ao lado do gabinete presidencial. O quarto, de 12 metros quadrados, tinha uma cama de casal, dois criados-mudos e uma TV com videocassete. A suíte foi projetada em 1983 para atender o presidente em suas crises de dores da coluna. No banheiro da suíte, o presidente também mandou instalar uma banheira de hidromassagem.
  • De tênis e agasalho esportivo, Figueiredo recebeu ao pé da lareira da Granja do Torto, onde morava, o repórter Alexandre Garcia, da TV Manchete, para uma entrevista de despedida. No final, o repórter pediu que ele dirigisse algumas palavras ao “brasileiro médio, do povo, povão”. Figueiredo respondeu: “Bom, o povo, o povão que poderá me escutar, será talvez os 70% de brasileiros que estão apoiando Tancredo. Então desejo que eles tenham razão, que o doutor Tancredo consiga fazer um bom governo para eles. E que me esqueçam”.