Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 cargos políticos no Brasil

24 de abril de 2019

Presidente
É o chefe do país. Constrói escolas, hospitais, rodovias, ferrovias federais e controla bens públicos. Com a autorização do Congresso Nacional (formado por deputados federais e senadores), o presidente pode declarar estado de emergência e até uma guerra. Ele é assessorado por ministros nomeados por ele mesmo. Ocupa o cargo por quatro anos, podendo ser reeleito uma vez.

As entranhas da política na ainda frágil democracia brasileira

Vice-presidente
A função do vice-presidente é substituir o presidente em sua ausência (por exemplo, durante uma viagem). No caso de renúncia, impeachment ou falecimento do presidente, é o vice-presidente quem deve assumir o cargo até o fim do mandato.

Conceitos que moldam a arte da política

Deputado federal
Estuda os projetos apresentados por representantes dos Tribunais, pelo presidente e por seus integrantes. Depois de aprovados, os projetos têm de passar pelo aval do presidente. O mandato do deputado federal é de quatro anos.

Senador
Os senadores trabalham junto aos deputados federais no Congresso Nacional. Eles são responsáveis pela aprovação da escolha de ministros e pela autorização de transações financeiras internacionais, entre outras funções. O mandato do senador é de oito anos.

Guia para o cidadão entender a política, o governo e o Estado no Brasil

Governador
Administra o estado. Também pode construir e conservar escolas, hospitais e ferrovias estaduais. É assessorado por secretários nomeados por ele. Mandato de quatro anos.

Vice-governador
A função do vice-governador é substituir o governador em sua ausência (por exemplo, durante uma viagem). No caso de renúncia, impeachment ou falecimento do governador, é o vice-governador quem deve assumir o cargo até o fim do mandato.

As raízes da colonização portuguesa até nossos dias

Deputado estadual
Fiscaliza as atuações dos governadores e elabora leis estaduais. Estuda projetos apresentados pelos integrantes da Assembleia, pelo governador e pela população. Mandato é de quatro anos.

Prefeito
O prefeito representa o Poder Executivo do governo municipal, e é auxiliado pelo vice-prefeito e pelos secretários. Constrói escolas, hospitais e, entre suas atribuições, está a de apresentar projetos de leis à Câmara Municipal, aprovar e vetar as leis. O mandato dura quatro anos.

Temas centrais da formação política do País

Vereador
Os vereadores representam o Poder Legislativo Municipal e constituem a Câmara dos Vereadores ou Câmara Municipal. Elaboram e aprovam leis que beneficiem a população, e fiscalizam os atos do executivo municipal. Seus mandatos são de quatro anos.

Ministro
Os ministros são responsáveis pelo gerenciamento de suas respectivas áreas. Eles atuam junto à presidência, colocando em prática as ações definidas pelo chefe de governo. Seu mandato tem duração indefinida: eles podem ser substituídos pelo presidente a qualquer momento.

Para entender o Brasil e sua forma de fazer política

Nota de transparência: os links acima têm código de afiliado. Clicando neles, os preços não mudam, mas o veículo pode ganhar uma comissão da Amazon.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A homossexualidade na vida política

A homossexualidade na vida política

Um dos primeiros políticos americanos assumidamente gays foi o senador Allan Spear, que saiu do armário em dezembro de 1974, em uma reportagem do jornal The New York Times. Depois de quase 30 anos de vida política, ele morreu em 11 de outubro de 2008, aos 71 anos. Na...

Protestos contra políticos

Protestos contra políticos

  Condoleeza Rice "Criminosa de Guerra!", gritou uma ativista com as mãos pintadas de tinta vermelha, simulando manchas de sangue, para a então secretária de Estado norte-americana Condoleeza Rice. O incidente ocorreu em 24 de outubro de 2007, no congresso dos...

Greve de Fome

Greve de Fome

  É uma forma de protesto não-violento na qual a pessoa permanece sem comer por um período de tempo. A maior parte dos praticantes da greve de fome se abstém apenas de alimentos sólidos, mantendo a ingestão de líquidos. O tempo médio em que é possível ficar em...

1 Comentários

1 Comentário

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This