Hedy Lamarr
Hedy Lamarr foi o nome artístico da atriz austríaca Hedwig Eva Maria Kiesler (1914-2000), naturalizada americana. Ela se casou seis vezes e foi mãe de três filhos – um adotivo do segundo casamento e dois naturais do terceiro. Hedy inventou o sistema que serviu de base para a invenção dos telefones celulares. Por isso, ela costuma ser reconhecida como “mãe dos celulares”. Em 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, ela criou um aparelho de interferência em rádio para despistar radares nazistas.

Marie Van Brittan Brown
Moradora de um bairro inseguro, no Queens, em Nova York, a americana Marie Van Brittan Brown (1922-1999) inventou o primeiro sistema eletrônico de vigilância de portas, em 1966. As câmeras podiam identificar quem estava tocando a campainha sem a necessidade de abrir a porta antes. Ela era mãe de dois filhos. Uma delas, Nora Brown, seguiu os passos da mãe tanto na enfermagem quanto nas invenções.

Marion Donovan
Mãe de três filhos, a americana Marion Donovan (1917-1998) registrou vinte patentes e entrou para o Hall da Fama dos Inventores em 2015. Seu invento mais notório é de 1946: a primeira fralda descartável à prova de líquidos. Ela também foi a responsável por substituir os alfinetes por lacres de plástico nas fraldas.

Ruth Rogan Benerito
Dona de 55 patentes, a química americana Ruth Benerito (1916-2013) ficou conhecida como “Rainha do Algodão”. Inventou uma técnica para lavar tecidos sem que encolhessem durante a lavagem. Isso tornou as roupas mais fáceis de cuidar e ajudou a revolucionar a indústria têxtil. Entrou para o Hall da Fama dos Inventores em 2008. Ruth teve dois filhos.

Ada Lovelace
Mãe de 3 filhos (Byron, Anne e Ralph), a matemática britânica Ada Lovelace (1815-1852) é considerada a primeira programadora da história. Ela trabalhou ao lado de Charles Babbage no projeto da “máquina analítica”, um dos primeiros computadores mecânicos da história.

Bette Nesmith Graham
A secretária americana Bette Nesmith Graham (1924-1980) inventou um corretivo líquido utilizado para cobrir erros de datilografia e de escrita. O produto foi batizado em 1956 de “Mistake Out” e rebatizado dois anos depois de “Liquid Paper”. No Brasil, ele ganhou o apelido de “branquinho”. Bette teve um único filho: o cantor e ator Michael Nesmith (1942-2021), que foi um dos integrantes do programa “The Monkees”.

Ruth Handler
A americana Ruth Handler (1916-2000) foi a criadora da Barbie, a boneca mais famosa do mundo. Ela fundou a fábrica de brinquedos Mattel, junto com o marido, Elliot. Seus dois filhos, Bárbara e Kenneth, serviram de inspiração para os bonecos Barbie e Ken.