Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Uma viagem curiosa no “Túnel do Tempo”

6 de dezembro de 2021

“O Túnel do Tempo” estreou no Brasil em 14 de setembro de 1967 pela TV Tupi de São Paulo, sendo exibida em horário nobre, às quintas-feiras. “O Túnel do Tempo” foi uma criação do americano Irwin Allen, que já havia produzido as séries “Viagem Ao Fundo do Mar” e “Perdidos no Espaço” –  e que, depois, ainda faria “Terra de Gigantes“. Teve uma única temporada com 30 episódios.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next


Na série, dois cientistas – Tony Newman e Doug Phillips – trabalham para o governo no projeto supersecreto Tic-Toc. Trata-se da construção de uma máquina capaz de transportar qualquer pessoa pelo tempo. A equipe que trabalhava com os dois cientistas era formada basicamente por três personagens: o General Heywood Kirk, o Dr. Raymond Swain e a Dra. Ann MacGregor. Nos cinco primeiros episódios, há ainda a participação de um técnico chamado Jerry. Como havia um senador que reclamava muito sobre o custo do projeto, Tony e depois Doug entraram no Túnel do Tempo para mostrar que ele não era um desperdício de dinheiro.


A única ligação dos dois cientistas e seus colegas era a tela do Túnel  capaz de captar imagens da época em que Tony e Doug estavam vivendo. Mas só então os técnicos descobriram que a máquina não tinha força suficiente para trazê-los de volta. Tony e Doug ficam sendo transportados de uma época para outra, no passado ou no futuro, até que pudessem ser trazidos de volta ao seu próprio tempo. Enquanto isso, os dois viviam momentos históricos e ajudam figuras importantes do passado, mas sem alterar o curso da história.

Na versão dublada em português, a narração da abertura do programa foi feita por Ibrahim Barchini. Tony era dublado por Carlos Campanille e Doug, por Neville George. O general Kirk, por Batista Linardi; o Dr. Swain, por José Soares, e a Dra. Ann, por Judy Teixeira. Um ano antes, a atriz Lee Meriwether, a Dra. Ann, tinha interpretado a Mulher Gato no longa-metragem “Batman”.

Havia sempre uma tensão muito grande entre a Dra. Ann, o Dr. Swain e o General Kirk. Em parte porque eles não eram capazes de resgatar a dupla de protagonistas. O máximo que conseguiam era contato de áudio com os cientistas e também porque nunca sabiam para onde os dois iriam no tempo. Houve episódios sobre a Segunda Guerra Mundial, a conquista do Oeste americano, ataques piratas nos mares, por exemplo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

O que faz a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas

O que faz a Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas

A antropóloga pesquisadora Bárbara Côrtes, que usa o nickname "Bacolou", é uma das fundadoras da Liga Brasileira de Mulheres Tabuleiristas, criada há um ano e meio. A Liga vem articulando projetos e parcerias para fomentar a expansão da união entre mulheres no mundo...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This