Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Saudade: sentimento intraduzível em outros países do mundo?

16 de novembro de 2021

Em 2018, foi lançado no Brasil o livro “Lost in Translation: um compêndio ilustrado de palavras intraduzíveis de todas as partes do mundo”, da inglesa Ella Frances Sanders, pela editora Raposa Vermelha.

Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next

Pois “saudade” foi escolhida por ela para representar a nossa língua no livro, que tem 50 expressões que só podem ser traduzidas com uma única palavra num único país. Tudo começou a partir de um pequeno blog criado por ela. Sanders procurava pelas “palavras sem tradução” sozinha, navegando pela internet e xeretando em outras obras que tratavam do assunto. “Encontrei uma lista de 200 palavras em potencial, e então escolhi aquelas que traduziam sentimentos universais, e que poderiam render bons desenhos”, contou Ella ao Blog do Curioso.

O checador de fatos Gilmar Lopes, criador do site E-Farsas, foi investigar se essa história de “saudade” é verdadeira ou farsa.

Leia também: Expressões que só podem ser traduzidas com uma única palavra num único país

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Todos os talentos de Lolita Rodrigues

Ela foi a primeiríssima estrela da TV brasileira. Tanto que, na noite de estreia, foi escalada para cantar o Hino da TV. Nasceu na cidade de Santos (SP), em 10 de março de 1929, e hoje vive com a filha no Nordeste brasileiro. Seu nome de batismo é Sylvia Gonçalves....

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Voyage: curiosidades da volta do ABBA

Depois de 40 anos, o quarteto sueco ABBA lança um novo álbum: "Voyage". O nono álbum de Björn, Benny, Agnetha e Anni-Frid, com 10 faixas em 37 minutos, teve lançamento mundial no dia 5 de novembro. O último tinha sido "Visitors" em 30 de novembro de 1981. A banda,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This