1. Os livros de Júlio Verne são verdadeiras previsões científicas. Seus livros antecipam inventos como a televisão, o helicóptero, o fax, o dirigível, o cinema falado, o gravador, a iluminação por néon, a escada rolante, o diamante sintético, o ar condicionado, os arranha-céus, o míssil teleguiado, o tanque de guerra, o submarino, o veículo anfíbio, o transatlântico, o avião e o uso de gases como arma de guerra. JULIO VRNE
  2. Suas obras foram premiadas pela Academia Francesa de Letras. Em 1907, Michel Verne, filho do escritor, ergueu uma estátua em homenagem ao pai no túmulo onde foi enterrado.
  3. Júlio Verne foi influenciado por Jonhathan Swift, (“Viagens de Gulliver”), Daniel Defoe (“Robinson Crusoé”), e Edgar Allan Poe,
  4. Apesar de suas histórias se passarem em terras distantes, Verne nunca fez viagens longas. Ele tinha um iate, o Saint-Michel, para viagens rápidas. Chegou a conhecer a Inglaterra, a Escócia e arredores.
  5. Em 1839, aos 11 anos, Julio Verne juntou-se a uma tripulação que ia para a Índia num veleiro chamado Coralie. Mas o pai do garoto fez com que ele desembarcasse na primeira parada, ainda em águas francesas.
  6. O livro “20 mil léguas submarinas” já recebeu uma dezena de adaptações para o cinema. A primeira delas foi dirigida por George Méliès e foi lançada em 1907.