Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Biografia de Moe Howard traz curiosidades sobre a origem de “Os Três Patetas”

8 de fevereiro de 2014

Os Três Patetas, grupo humorístico que teve sua formação mais famosa com Larry Fine e pelos irmãos Curly e Moe Howard, estrelou  26 longas-metragens e 190 programas entre 1922 e 1970. Mesmo tendo encerrado suas atividades há 34 anos, o trio continua bastante popular. Tanto que, no final do ano passado, foi relançada a biografia de Moe Howard, intitulada I stooged to conquer (“Eu patetei para conquistar”). O livro já existia desde 1977, quando Joan Howard, filha do humorista, terminou de escrever as memórias do pai, falecido em 1975, vítima de câncer de pulmão. Na ocasião, a obra recebeu o nome de Moe Howard and The Three Stooges (“Moe Howard e os Três Patetas”), embora o próprio Moe a tivesse batizado I stooged to conquer, título recusado pelos editores à época.

Composição mais famosa de “Os Três Patetas”: Moe, Curly e Larry

Como o livro não tem previsão de lançamento no Brasil, o Blog do Curioso reuniu 10 histórias curiosas presentes na obra:

1. O cabelo tigelinha, que virou marca registrada de Moe, apareceu por acaso. Cansado de ouvir piadas sobre seus longos fios cacheados, ele pegou uma tesoura na casa de um amigo e se trancou no banheiro. Começou a cortar o cabelo sem pensar duas vezes. Quando terminou, percebeu que seus amigos estavam rindo histericamente. Foi embora correndo e, ao chegar em casa, com medo da reação de sua mãe, escondeu-se no porão. Ficou lá até o cair da noite e só reapareceu porque percebeu o desespero de seus pais. Segundo ele, sua mãe nem reparou no novo penteado quando o viu, pois estava mais preocupada em se certificar de que o filho estava bem.

Capa do livro que traz Moe Howard e seu consagrado cabelo tigelinha.

2. No prefácio do livro, Joan Howard conta que o pai começou a escrever sua autobiografia em 1970, pois estava cansado de responder cartas com perguntas dos fãs.

3. Na infância, Moe foi atropelado por uma carroça em alta velocidade,  em um passeio com o pai e o irmão, Shemp. O acidente deixou seu nariz torto.  Como não tinha dinheiro para bancar uma operação, a mãe pagou o cirurgião com um jogo de panelas. Ao fim do procedimento, o nariz de Moe estava novinho em folha. No entanto, devido à Medicina pouco avançada da época, ocorreu uma ruptura no nervo ótico do menino, o que o deixou cego pelos 11 meses seguintes.

Moe Howard (à frente) com 3 anos de idade, acompanhado dos irmãos. Da esquerda para a direita:Jack, Irving e Shemp.

4. Quando estava no ensino fundamental, Moe já dava mostras de ser dono de grande senso de humor. Como terminava as provas rapidamente e não podia sair da sala em hipótese alguma, sempre aprontava alguma para ser mandado para fora. Uma vez, imitou gritos de guerra indígenas em voz alta para atrapalhar os colegas.

5. Todas as manhãs, Moe conta que ia caçar sapos para depois vendê-los numa feira. No livro, ele lembra que vendia cada um por 15 centavos ou dez por 1 dólar. Dava 70% do dinheiro para sua mãe, enquanto usava os outros 30% para ir ao teatro. Entre 1908 e 1910, assistiu a 70 peças de teatro.

6. Quando assistia às peças de teatro, Moe conta que identificava, logo no primeiro ato, seu ator preferido. Então, passava o espetáculo inteiro observando-o para que pudesse imitá-lo depois.

7. Aos 11 anos, Moe percebeu que queria ser ator. Para que pudesse realizar seu sonho, adotou caminho pouco convencional: foi até o Brooklyn Vitagraph Studios, a apenas 30 minutos de sua casa, para pedir um emprego como garoto de recados dos atores que lá trabalhavam. Não cobrava gorjeta alguma pelo serviço. Por isso, logo chamou a atenção de Maurice Costello, artista do estúdio. Foi ele, aliás, quem convenceu o diretor Van Dyke Brooke a colocar Moe no filme “We Must Do Our Best”, no qual o futuro “Pateta” fazia o papel de um garoto que aterrorizava um orfanato.

Maurice Costello, o ator que ajudou Moe Howard a conseguir seu primeiro papel.

8. Em 1912, Moe entrou para o Annette Kellerman Diving Girls, uma equipe de acrobacias aquáticas, junto com Ted Healy, que seria um dos integrantes da primeira formação de “Os Três Patetas”. Para que conseguissem fingir que eram meninas, os dois garotos colocavam bolas de papel no peito, por baixo do maiô, para fingir que eram seios.

Ted Healy, o líder da primeira formação de “Os Três Patetas”.

9. Em 1925, quando se apresentava ao lado de Ted Healy no teatro Orpheum, no Brooklyn, Moe ouviu uma risada inconfundível na plateia: ela pertencia a seu irmão mais velho, Shemp. Ao sussurrar no ouvido de Ted sobre a presença do irmão no local, o colega de palco não pensou duas vezes. Disse que precisava da ajuda de alguém do público, mas que fossse do Brooklyn. Shemp subiu ao palco e, em um diálogo improvisado, arrancou risadas da plateia.

10. Ainda em 1925, Ted, Moe e Shemp estavam no restaurante Marigold Gardens, em Chicago, enquanto esperavam o momento de se apresentar em um teatro da cidade. Foi quando viram um sujeito tocando violino ao mesmo tempo em que dançava uma música russa. Neste momento, Ted e Moe disseram um ao outro: “Você está pensando o mesmo que eu?”. Segundo Moe, o som que saía do violino não era agradável, mas eles perceberam que o rapaz seria útil ao espetáculo do grupo. Foram ao camarim convidá-lo para se juntar à trupe. Ted ofereceu 90 dólares ao jovem que “vestia um roupão de banho e secava o cabelo da maneira mais louca possível”. Caso ele deixasse de lado o violino, receberia 10 dólares a mais. Ah, o nome do sujeito? Larry Fine. Nascia o grupo Ted Healy and His Three Southern Gentlemen, embrião da trupe de humoristas que passaria as décadas seguintes arrancando risadas de milhares de pessoas.

Leia também:
Curiosidades sobre Os Três Patetas
Conheça o Museu dos Três Patetas

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

As famosas placas azuis londrinas identificam locais em que personalidades viveram em Londres. Há algumas regras estabelecidas pela comissão que cuida disso. Os homenageados devem ter nascido há mais de 100 anos e precisam ter morrido há pelo menos 20 anos. O primeiro...

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

14 Comentários

14 Comentários

  1. marina

    esse artigo me trouxe excelentes recordações… não conhecia a história do Moe… amei…

    Responder
  2. Luna

    Até hoje sempre que posso vejo Os Três Patetas,em algum canal fechado,é ótimo pra “desestressar” com esse humor pastelão.Parabéns pelo É Brasil Que Não Acaba Mais!
    A Band poderia repetir em mais horários!

    Responder
  3. Marcelo rj

    Adorei, porque no Brasil a história do grupo é pouco difundida,fiquei surpreso e feliz ao saber q o Shemp era irmão do Moe,parabéns pela matéria.A propósito adorei a entrevista do Marcelo hoje na bandnews.
    Ps. Sheila magalhães o programa é ótimo, rsrsrs.

    Responder
  4. Kleber

    Muito bom saber de tudo do trio mais biruta da terra..adorei !! lembrei do meu tempo de criança 1963….heheheh tempo bom com OS TRÊS PATETAS !!

    Responder
  5. Vitorino Luis Antonio

    Uns dos melhores grupos de humor
    Do mundo

    Responder
  6. Tarcísio F Fonseca

    Gostei muito da matéria. Em certa época era apresentado no canal 50 UHF (Rede Brasil). Não sei se ainda apresentam (era de madrugada)

    Responder
  7. Roberto seixas

    Alguem sabe informar qual o nome do filme feito em 2000, que conta a hisotreia desse trio.

    Responder
  8. Roberto seixas

    Alguem sabe informar qual o nome do filme feito em 2000, que conta a história desse trio.
    desculpem escrevi errado na outra postagem

    Responder
  9. celisio jose da silva

    os tres patetas, otrio mais biruta da tela,,, meu Deus quantas saudades meu saudoso irmao e eu nao perdia mos um so episodio quando passava na rede globo em 1974 o moe ainda era vivo.ainda hoje assisto no tcm.

    Responder
  10. CARLOS DA FONSECA

    Marcelo, traduz vc o livro e lança, com certeza vai vender.
    Abraço.

    Responder
  11. Rosana Bello

    Alguém pode me informar onde passa ainda na tv a cabo os três patetas?

    Responder
  12. Cantidio Ribeiro De Oliveira E Silva

    Vou,falar sobre estes 3 caras que me fizeram rir muitíssimo que eram os Três Patetas.E´ uma pena que nenhuma rede de televisão passe mais os seus filmes,pois eles me divertiam,aos poucos eu fui me tornando um fã deles,e ainda sou.Existiu poucos comediantes como eles na época.Como,eu faço para conseguir ou poster gigante deles?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This