Que Super Bowl que nada! O assunto do último fim de semana foi um só: o beijo gay do último capítulo da novela Amor à Vida, da TV Globo. O assunto ficou entre os dez mais comentados no Twitter e no Facebook. Walcyr Carrasco, autor da novela, recebeu mais de duas mil mensagens positivas de internautas. O beijo dos personagens Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) foi o primeiro a aparecer em uma novela da emissora, mas beijo gay não é novidade nas telas. O Blog do Curioso aproveitou o bafafá para listar 10 primeiros beijos gays que já rolaram no cinema e na TV.

1. Primeiro beijo gay da história do cinema (1927)

filme "Asas", de 1927

O filme “Asas”, de 1927, entrou para a história do cinema, e não foi só por ter sido o primeiro ganhador do Oscar de Melhor Filme. Nele, os atores Buddy Rogers e Richard Arlen protagonizaram o primeiro beijo gay de Hollywood. Apesar de não conter carga erótica alguma, o emotivo selinho entre dois amigos pilotos da Primeira Guerra foi bastante ousado para a época.

2. Primeiro beijo gay entre mulheres no cinema (1931)

Meninas de Uniforme

Duas mulheres se beijaram pela primeira vez nas telonas em 1931, quatro anos depois do primeiro beijo gay do cinema. A cena aconteceu em “Meninas de Uniforme”, produção alemã. O beijinho de boa noite que a professora Fraulein Von Bernbur (Dorothea Wieck) deu em sua aluna Manuela (Hertha Thiele) foi motivo de censura tanto na Alemanha como nos Estados Unidos. Em 1958, a produção ganhou uma refilmagem.

3. Primeiro beijo gay da TV brasileira (1964)

NOVELA A CALÚNIA

Não satisfeita em ter dado o primeiro beijo da TV brasileira, em 1961, a atriz Vida Alves também protagonizou o primeiro beijo gay, três anos depois. A cena do beijo entre Vida Alves e Geórgia Gomide apareceu no teleteatro “A Calúnia”, exibido pela TV Tupi de São Paulo.

4. Primeiro beijo homoerótico do cinema (1971)

Domingo Maldito" (1971)

Muitos consideram o beijo entre os personagens de Murray Head e Peter Finch em “Domingo Maldito” (1971) o primeiro beijo gay da história do cinema. É que, desta vez, há romance, sensualidade e erotismo na cena, diferentemente do que se constata no selinho amistoso de “Asas” (1927), que leva o posto oficial.

5. Primeiro beijo gay do cinema brasileiro (1979)

"República de Assassinos

Deixando de fora as produções do gênero erótico pornochanchada, que explodiu no país na década de 70, o primeiro beijo gay do cinema nacional veio em 1979, no filme “República de Assassinos”, de Miguel Faria Júnior. Neste clássico do cinema policial brasileiro, o mocinho é um travesti – Eloína, interpretada por Anselmo Vasconcelos. O envolvimento dela com o puxador de carros Carlinhos (Tonico Pereira) rendeu beijos cinematográficos.

6. Primeiro beijo gay inter-racial da TV brasileira (1990)

SÉRIE MÃE DE SANTO

 

Em 1990, a TV Manchete exibiu o primeiro beijo gay entre um branco e um negro. A cena fez parte da mini-série Mãe de Santo, que narrava a amizade entre dois jovens universitários na Bahia. Quem protagonizou o beijo foram os atores Daniel Barcellos e Raí Alves.

7. Primeiro selinho gay entre mulheres em uma novela (2003)

ALINE MORAES
As atrizes Alinne Moraes e Paula Picarelli protagonizaram o primeiro selinho gay em uma novela, em 2003, em “Mulheres Apaixonadas”. As personagens Clara e Rafaela estavam interpretando Romeu e Julieta em uma peça do colégio. Rafaela, vivendo Romeu, beijou Clara, que estava no papel de Julieta.

8. Primeiro beijo gay em uma produção da TV Globo (2008)

QUERIDOS AMIGOS

 

O beijo roubado de Bruno Garcia por Guilherme Weber, na minissérie “Queridos Amigos” (2008), foi o primeiro beijo gay em uma produção da Rede Globo. A história se passa no final dos anos 80 e enfoca o reencontro de uma turma de amigos cuja juventude se passou nos anos 60, em plena Ditadura Militar. Guilherme Weber interpretava o problemático Benny, homossexual assumido que nutre uma paixão platônica pelo amargurado escritor Pedro (Bruno Garcia).

9. Primeiro beijo gay em uma telenovela brasileira (2011)

NOVELA AMOR E REVOLUÇÃO

 

A TV Globo não foi a primeira emissora a mostrar um beijo gay em uma de suas novelas. Em maio de 2011, a novela Amor e Revolução, do SBT, exibiu um beijo entre as personagens Marina (Giselle Tigre) e Dra. Marcela (Luciana Vendramini). A emissora se programava para exibir também uma cena de beijo gay entre homens na mesma novela, mas desistiu depois de analisar o resultado de uma pesquisa de satisfação com o público.

10. Primeiro beijo gay em uma edição do Big Brother Brasil (2011)

BIG BROTHER BRASIL

Demorou 11 edições para que rolasse um beijo gay no Big Brother Brasil. Diana roubou um beijão de Michelly durante uma festa na madrugada de 27 de janeiro de 2011. Antes disso, Sergio e Dicesar já tinham dado um selinho amistoso, na edição de 2010.

Leia também: Beijos gays que deram o que falar