Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Atores que morreram durante as novelas

24 de abril de 2019

1. A 28 capítulos do fim da novela “O Primeiro Amor” (1972), o protagonista Sérgio Cardoso sofreu um ataque cardíaco e morreu aos 47 anos. Ele interpretava o personagem Luciano Lima, um professor viúvo que se apaixona por Paula (Rosamaria Murtinho). Com sua morte, foi chamado o ator Leonardo Villar para substituí-lo. Em uma cena, Sérgio saía de casa pela porta. Essa cena foi reaproveitada e congelada para que entrasse uma locução do ator Paulo José explicando o ocorrido. Na cena seguinte, Villar entrava pela mesma porta já interpretando Luciano Lima.

2. Em 1982, a atriz Márcia de Windsor foi para São Paulo gravar os últimos capítulos da novela “Ninho da Serpente”, no ar pela TV Bandeirantes. Ela sofreu um infarto fulminante no Hotel San Raphael e morreu aos 48 anos.

3. O ator Jardel Filho morreu na reta final da novela “Sol de Verão”, em 1983. Ele sofreu um ataque cardíaco em casa. O autor Manoel Carlos ficou tão abalado com a notícia que não conseguiu escrever os novos capítulos. A Rede Globo chegou a cogitar interromper a novela, mas o público exigiu um final. Lauro César Muniz e Gianfrancesco Guarnieri foram chamados para escrever mais 17 capítulos e o final da novela foi antecipado. A solução para Heitor, personagem de Jardel Filho, foi uma viagem repentina.

4. Em 1985, faltando apenas uma semana para o início da novela “A Gata Comeu”, a atriz Ema D’Avila sofreu um derrame cerebral. O quadro se agravou e ela faleceu aos 68 anos. Com isso, o seu papel na novela – Dona Biloca – passou para a atriz Norma Geraldy.

5. Lauro Corona, galã de “Vida Nova” faleceu em 1989, em decorrência da AIDS). Foi inventada uma repentina viagem para Israel como solução repentina para a personagem Manuel Victor.

6. De volta à TV Globo depois de uma passagem pela TV Manchete, Chiquinho Brandão foi escalado para a minissérie “O Sorriso do Lagarto” em 1991. Voltando da gravação do 20º capítulo, ele sofreu um acidente de carro na Lagoa Rodrigo de Freitas e morreu aos 39 anos. As cenas de sua personagem, Chico Bagre, foram utilizadas e foi criada uma personagem para o ator Stepan Nercessian substituir Brandão. Era Chico, primo de Chico Bagre.

7. Daniela Perez, filha de Glória Perez, autora de “De Corpo e Alma”, foi assassinada pelo companheiro na trama, Guilherme de Pádua, no final de 1992.

8. Em “Mulheres de Areia” (1993), a atriz Dayse Tenório foi escalada para viver Alice, a governanta da casa da família Assunção. Ela sofreu um acidente de carro e morreu aos 33 anos. Foi substituída, ainda antes da novela estrear, por uma atriz que fez apenas figurações. A personagem passou a se chamar Diva.

9. Na nova versão de “A Grande Família”, coube ao ator Rogério Cardoso o papel deu Seu Floriano, o pai de Dona Nenê (Marieta Severo). Em 24/7/2003, Rogério sofreu um infarto fulminante em meio à terceira temporada e morreu aos 66 anos. Para cobrir a ausência do ator, foi chamado Francisco Milani, que passou a interpretar o irmão de Seu Flor, Juvenal (também chamado de “Tio Mala”). Na quinta temporada, Milani também faleceria.

10. Em “Senhora do Destino” (2004), a atriz Miriam Pires precisou abandonar as gravações de sua personagem (Clementina) por causa de problemas de saúde. Ela viria a falecer em 7/9/2004 aos 78 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos em decorrência de toxoplasmose. Para cobrir a ausência de Miriam, foi criada outra personagem: Aurélia, filha de Clementina, vivida por Cristina Mullins.

11. Um aneurisma cerebral vitimou Luiz Carlos Tourinho em 21/1/2008. O ator de 43 anos interpretava Nezinho em “Desejo Proibido”. Seu personagem sumiu da história depois de sua morte.

12. Nair Bello morreu em 17/4/2007 aos 75 anos, vítima de falência múltipla dos órgãos. Ela entrou em coma na UTI poucos dias após começar as gravações da novela “Pé na Jaca”. As cenas foram refeitas pela atriz Arlete Salles, que interpretou a personagem Fortunata após o afastamento de Nair.

13. O ator paulistano Domingos Montagner morreu depois de ter gravado cenas para a novela “Velho Chico”. Durante uma pausa nos trabalhos, o ator que fazia o papel de “Santo” saiu para tomar banho numa prainha na beira do Rio São Francisco, em Canindé de São Francisco, na divisa dos Estados de Sergipe e Alagoas. Depois de saltar de uma pedra, o ator de 54 anos foi levado pela forte correnteza. A atriz Camila Pitanga estava junto com ele e tentou segurar a mão dele por duas vezes. Foram quase quatro horas de buscas até que o corpo fosse encontrado. Montagner morreu afogado, com o corpo preso a pedras, a 18 metros de profundidade.

14. Domingos Montagner não foi o primeiro ator a se despedir de maneira trágica da produção de “Velho Chico”.Umberto Magnani, intérprete do Padre Romão, passou mal durante as gravações da novela pouco mais de um mês depois da estreia. Ele viria a falecer em 27/4/2016 e foi substituído por Carlos Vereza, que vive o Padre Benício, que ocupou o lugar deixado por Padre Romão.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Marilyn Monroe e a estátua da discórdia

Uma estátua de 8 metros de altura em homenagem à atriz Marilyn Monroe está dando o que falar em Palm Springs, nos Estados Unidos. Manifestantes foram ao local para apontar que a imagem é representada de uma forma depreciativa para as mulheres. [yotuwp type="videos"...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This