Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

20 curiosidades sobre o cinquentão Ultraman

15 de abril de 2016

Meu sonho de criança era aprender japonês para cantar o tema de abertura de Ultraman. Sou um pouco mais velho que o herói que estreou no Japão em 17 de julho de 1966. A série, que teve pouco menos de um ano de duração, é festejada até hoje como um dos maiores ícones da cultura pop nipônica. No Brasil, ela foi exibida em diferentes épocas por diferentes emissoras de TV, como Record, SBT, Bandeirantes, CNT e Manchete.​ Gerou ainda uma porção de outras séries e filmes que fazem sucesso até hoje. Quando estive em Tóquio, no final de 2012, quase pirei numa loja de brinquedos. Havia um corredor compridíssimo com miniaturas de vilões do seriado. Em São Paulo, a loja Haikai, na Liberdade, é um local de visitas quase mensais. Para comemorar o 50º aniversário do personagem, o Blog do Curioso selecionou algumas curiosidades sobre o super-herói japonês:

  1. O guerreiro alienígena Ultraman escoltava o monstro Bemlar para uma prisão espacial. Acidentalmente, no entanto, colidiu sua cápsula vermelha com a nave do humano Hayata, membro da Patrulha Científica (chamada de S.I.A. na segunda dublagem brasileira, produzida em 1990). O acidente causou a morte de Hayata. Para tentar se redimir, o alienígena fundiu sua energia vital com a do humano, trazendo-o de volta à vida.
  2. Com a simbiose, Hayata recebe poderes incríveis e agora pode se transformar em Ultraman, passando a enfrentar monstros que invadiram o planeta. Vale registrar aqui uma diferença curiosa. Quando a série foi dublada nos Estados Unidos, o texto adaptado americano deu a entender que Hayata conscientemente se transformava em Ultraman. Essa versão deu origem à primeira dublagem brasileira. No original japonês, Ultraman usa o corpo de Hayata. [SPOILER A SEGUIR!] No último capítulo, eles se separam e Hayata fica confuso, sem memória do tempo em que foi hospedeiro de Ultraman.
  3. Se o Ultraman fosse uma carta de Super-Trunfo, seus dados seriam os seguintes: Altura: 40 metros Peso: 30.000 toneladas Idade: 20.000 anos Velocidade de voo: Mach 5 Velocidade de corrida: 450 km/h Velocidade de nado: 370 km/h Salto em distância: 800 metros
  4. O criador do Ultraman, Eiji Tsuburaya, nasceu em 7 de julho de 1901, na cidade japonesa de Sugasawa, na província de Fukushima. Eiji era fascinado por aviação e por modelismo. Quando completou 18 anos, começou a se envolver com fotografia e trabalhou como assistente de direção. Um de seus filmes favoritos foi o clássico “King Kong” (1933). Ele se tornou o maior ícone dos efeitos especiais japoneses. Em documentários sobre a Segunda Guerra Mundial, criou cenas em estúdio que pareciam locações reais. Foi diretor de arte e de efeitos especiais do primeiro filme do monstro “Godzilla” (1954), entre outros do gênero. Tsuburaya faleceu em 25 de janeiro de 1970.

    Eiji Tsuburaya com o boneco do Red King

  5. Foi sua empresa, a Tsuburaya Pro, que consagrou o gênero tokusatsu (leia “tokussatsu”). O nome é abreviação da expressão japonesa tokushuu satsuei gijutsu“, ou “técnica de filmagem especial. Ao ser lançado se referia a toda produção que usasse mão de efeitos especiais. Hoje em dia já está relacionado com produções de super-heróis que mesclem técnicas de computação gráfica, modelismo, ou até técnicas com fogo, para simular performances de lutas.
  6. O diretor encerrou a saga no dia 9 de abril de 1967 com o capítulo de número 39. Depois do término, Ultraman deu origem a uma enorme linhagem de personagens, conhecida no Japão como a Família Ultra.
  7. Alexandre Nagado, editor do blog de cultura pop japonesa Sushi Pop, conta que já tentou contar os filmes e as séries que foram produzidas. “Nem no Japão existe uma listagem completa e coesa de tudo o que foi feito, tamanha a diversidade da produção”, explica. “Calculo que foram mais de 20 séries, além de minisséries especiais, compilações e aventuras soltas. A maioria foi em live-action – séries com pessoas reais –, mas também lembro de  algumas animações. Produções para cinema, entre curtas e longas, coloque mais umas 20 na lista”.
  8. O ator Susumu Kurobe, que completará 77 anos no dia 22 de outubro, foi quem deu vida ao oficial Shin Hayata. Kurobe fez participações especiais em várias séries Ultra. Apareceu em um episódio de “O Regresso de Ultraman” (1971), em dois de “Ultraman Tarô” (1973) e dois de “Ultraman Mebius” (2006). Ele também viveu Hayata em filmes para cinema. Em “Ultraman Max” (2005), ele atuou como outro personagem, o chefe Kenzo Tomioka. Fora da franquia, Kurobe fez o papel do vilão Dr.Kuromatsu em seis episódios da cultuada série Kamen Rider Black (1987). Na vida real, ele é pai de Takami Yoshimoto, que protagonizou a piloto de caça Rena Yanase na série “Ultraman Tiga” (1996).

    Susumu Kurobe, ator de Ultraman

  9. Está sendo publicado no Brasil o mangá Ultraman, pela editora JBC. A aventura se passa num universo alternativo onde somente o primeiro Ultraman veio à Terra. O herói da vez é Shinjiro Hayata, filho de Shin. O herói usa uma armadura no estilo Homem de Ferro e é do tamanho de um humano. Os autores são o roteirista Eiichi Shimizu e o ilustrador Tomohiro Shimoguchi, que já haviam trabalhado juntos num mangá chamado Linebarrels of Iron.
  10. O raio Spacium, formado pela energia alienígena, é a mais famosa arma do herói.  Ele é ativado quando ele forma uma cruz com os braços (veja a foto no início da reportagem). Só que existem três vilões imunes ao raio: Keronia, Antlar e Z-ton.
  11. O herói é tão poderoso que consegue reduzir seus inimigos a pó. Isso acontece quando ele lança uma rajada de anéis com poderes todos concentrados. O Ultra Attack, como é chamado, é tão poderoso que é usado com muita parcimônia. Ele possui também um detector na visão, capaz de encontrar objetos camuflados. Tem ainda uma super força, sendo considerado um dos Ultras com maior desempenho físico; pode voar; se teletransportar e ficar do tamanho de uma pessoa normal.
  12. Por que, diabos, todos os monstros mais feios do Universo resolveram invadir Tóquio? Bemlar é quem aparece logo no primeiro capítulo. O personagem consegue escapar de Ultraman e vem para Terra à procura de um esconderijo. Outro bastante conhecido é Red King, que enfrentou Ultraman duas vezes (este foi uma das minhas aquisições na loja em Tóquio!).

    Inimigo do Ultraman: Red King

     

  13. Pesando algo em torno de 20 mil toneladas, Gomora foi um dos monstros mais poderosos que já enfrentou Ultraman – ganhou o apelido de “Príncipe dos Monstros”. Por ser uma figura que acabou caindo no gosto do público, passou a ser herói na série “Ultra Galaxy – Mega Monster Battle” (2007). Ele obedece aos comandos do astronauta Rei, membro da equipe ZAP Spacy.
  14. Zarabu Seijin era um alienígena que se considerava superior à raça humana. Zarabu conseguia controlar mentes e mudar de forma. Chega a se transformar num falso Ultraman, mas leva uma surra do herói.
  15. Geronimon, “Rei dos Monstros”, possuía uma penugem que servia de dardos afiados, além de conseguir controlar o ar. Seu plano era ressuscitar monstros para, assim, dominar a Terra.
  16. Os alienígenas Baltan planejavam migrar para a Terra depois de ter seu mundo destruído. Eles apareceram outras vezes no decorrer do seriado e enfrentam muitos outros guerreiros Ultra ao longo das décadas.

    Baltan, o alienígena

  17. O planeta de Mephilas Seijin estava tão cheio que o ser decidiu viver na Terra. A luta final entre Ultraman e Mephilas acabou em empate e o alienígena retornou para o espaço. Mas prometeu voltar para “acabar o serviço”. Uma revanche entre eles aconteceu 40 anos depois, na série “Ultraman Mebius” (2006).
  18. Zetton foi outro vilão que ficou na memória dos fãs. Apareceu no último capítulo e acaba sendo destruído pela S.I.A.. Outros seres da mesma raça enfrentariam outros heróis Ultra.
  19. Em 1971, foi lançada a série “Regresso de Ultraman”, com Hideki Goh, o alter-ego do herói. Era, na verdade, um outro Ultraman, com histórias de abordagem mais humana e dramática. Foi o início do conceito de Irmandade Ultra, com participações rápidas e muito especiais do primeiro Ultraman e Ultra Seven.

    Símbolo da Ultraman Foundation

  20. Foi fundada, em março de 2011, pelo empresário japonês presidente e CEO da Tsuburaya Productions Hidetoshi Yamamoto uma organização chamada Ultraman Foundation. A entidade é responsável pelo auxílio das vítimas do terremoto que ocorreu no Japão em março do mesmo ano.

Leia também: O monstruoso Natal do Ultraman

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que Buzz Lightyear ganhou esse nome?

Por que Buzz Lightyear ganhou esse nome?

Foi divulgado hoje o primeiro teaser do filme "Lightyear", que tem estreia prevista para 17 de junho de 2022. O filme contará a história do patrulheiro espacial que depois inspiraria o astronauta de brinquedo, um dos símbolos da animação "Toy Story". O nome do...

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

Os 50 anos do “Manual do Escoteiro Mirim” no Brasil

A Editora Abril lançou no Brasil o primeiro "Manual do Escoteiro Mirim" em julho de 1971. A edição de capa dura, com 13cm x 19,5cm, tinha um total de 264 páginas. A edição original - "Manuale delle Giovani Marmotte" - tinha sido publicada na Itália pela Editora...

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Caubóis e dinossauros no Vale de Gwangi

Em 1969, Jim O'connolly dirigiu o filme “O Vale de Gwangi”. Ambientado no final do século XIX, no novo México, “O Vale de Gwangi" colocou, lado a lado, caubóis e dinossauros! O filme é estrelado por James Franciscus, que vive o papel do vigarista Tuck Kirby. O vilão...

5 Comentários

5 Comentários

  1. Anônimo

    em 2016 teve uma serie de 25 episodios chamada ultraman orb em 2017 vai te ultraman orb origin saga

    Responder
  2. Anônimo

    Sensacional matéria !!!

    Responder
  3. Nick Salewski

    Melhor seriado japonês já criado. O bem sempre prevalecia…O que hoje as crianças não entendem mais…

    Responder
  4. Marcelo Tarraga

    Muito boa a matéria, parabéns!!!

    Responder
  5. George

    Excelente texto! Gostei muito. Adorava o seriado, brincávamos de monstros e heróis baseado na série. Ajudou na criatividade da minha geração!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This