Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A verdadeira história da bala 7 Belo

22 de setembro de 2021
Escrevi para a assessoria de imprensa da Arcor, dona da marca 7 Belo desde 2001, pedindo ajuda para contar a história da bala cinquentenária. O departamento de marketing não quis passar informações. No jogo de cartas, 7 Belo é o apelido que a carta “7 de ouros” ganhou na escopa italiana, depois adotado também no truco. É esta carta que ilustra a embalagem da bala de framboesa. A Arcor é uma multinacional de origem argentina, que completou 70 anos em julho passado. A única versão sobre a história da 7 Belo espalhada pela internet é um texto maluco da “Desciclopédia”, que muita gente compartilhou como sendo verdadeiro.

A bala 7 Belo foi criada pela fábrica de doces Ailiram no final da década de 1960, que criou na mesma época a marca de drops Banda. Francisco Potenza, o “Ciccillo”, tinha uma fabriquinha de doces em Bocaina, no interior de São Paulo. Para expandir os negócios, ele se associou a Santo Barion, dono de um hotel em Marília, que também já tinha possuído uma barbearia e um bar na cidade. Os dois abriram a Fábrica de Doces Cristal em 1945. Algum tempo depois, Barion comprou a parte de Potenza e mudou o nome para Ailiram (“Marília” ao contrário). A família Barion vendeu a Ailiram para a americana Beatrice Foods em 1981, que seria adquirida depois pela Nestlé. A Nestlé  se desfez de seu negócio de balas e confeitos em 2001 e passou as marcas para a Arcor.

Por que a escolha de uma carta de baralho para batizar a bala? Existe uma pista. Um salão de carteado funcionava no Hotel Marília. Quando o carteado foi proibido no Brasil, Santo Barion ficou sócio do empresário Alcides Fassoni no bar e restaurante Bambu, que virou ponto de encontro de boêmios da cidade.

Depois de vender a Ailiram, a família Barion seguiu no negócio de guloseimas. Comprou a Dori, que nasceu em 1967 com o nome de Guri, também de Marília. Os Barion entraram na nova empresa em 1988 e foram aumentando gradativamente sua participação. A Dori é hoje uma das principais concorrentes da Arcor.

Se você tiver mais informações sobre a história da bala 7 Belo, deixe aqui nos comentários.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

Quem é a Maria que deu nome à Bolacha Maria?

A Bolacha Maria foi criada em 1874 por uma padaria inglesa, a Peek Freans, para celebrar o casamento de Alfredo Ernesto Alberto, o Duque de Edimburgo, com a grã-duquesa Maria Alexandrovna, da Rússia, no dia 23 de janeiro daquele ano. Todas as bolachas servidas na...

A origem dos bolinhos madeleines

A origem dos bolinhos madeleines

As madeleines têm uma função muito importante na monumental obra de Marcel Proust. "Em busca do tempo perdido", o autor francês utiliza o momento em que a tia mergulha um bolinho na xícara de chá para evocar saborosas lembranças. [yotuwp type="videos" id="7h9WokS7PoQ"...

1 Comentários

1 Comentário

  1. Observador

    Tem valor afetivo: as balas fizeram parte da minha infância. Estou com 55 anos!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This