Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o chocolate

24 de abril de 2019
  1. Os astecas já conheciam as favas de cacau séculos antes da chegada dos espanhóis na América. Faziam com elas o tchocolatl (água amarga), uma bebida escura, amarga e fria, feita com as sementes do cacaueiro. Era preparada com pimenta e especiarias. E antes de servir, os astecas derramavam a bebida do alto, para fazer espuma.
  2. Em 1502, a ilha de Guanaja, habitada por astecas, recebeu a esquadra de Colombo. O navegador foi um dos primeiros europeus a provar o sabor do chocolate. Mas o produto ganhou o mundo no século 16. O conquistador Hernán Cortez chegou ao México, entrou em contato com os astecas da época do imperador Montezuma II, conheceu o chocolate e o levou para a Europa. Quando lá chegou, o açúcar, a canela e a baunilha substituíram a pimenta.
  3. A delícia se tornou tão valiosa que sua produção na Espanha foi mantida em segredo por mais de um século.
  4. No século 17, surgiu em Londres a primeira loja especializada em chocolates. Em Paris, no século seguinte, foi instalada a primeira fábrica do produto.
  5. Até 1861, o doce foi consumido apenas na forma líquida. Ainda no século 19, os holandeses criaram o chocolate em pó e em barra.
  6. Em 1876, o suíço Daniel Peter resolveu acrescentar leite e inventar o gênero mais consumido no Brasil hoje.
  7. O chocolate beneficia os rins e o sistema nervoso central, além de ajudar na fabricação de endorfina, responsável pelo nosso bem-estar.
  8. O rei asteca Montezuma II bebia vários frascos do tchocolatl antes de ficar com as mulheres de seu harém, pois a bebida tinha fama de afrodisíaca.
  9. O aventureiro sedutor Casanova (1725-1798) dizia que o chocolate era o “elixir do amor”.
  10. O marquês de Sade (1740-1814) colocou o alimento em uma de suas histórias obscenas. O chocolate foi mistura a cantaria – inseto usada na medicina antiga ao qual eram atribuídos poderes afrodisíacos – e distribuído como pastilhas em uma festa. O texto dizia que os convidados queimaram com ardor lascivo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A história do chocolate

A história do chocolate

Quando aportou no México, em 1519, o conquistador espanhol Hernán Cortés teve uma grande surpresa. Em vez de ser recebido por hostes de soldados astecas, prontos a defender seu território, ele foi coberto de presentes, oferecidos pelo imperador Montezuma. Para os...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This