O que aconteceu no dia do seu nascimento? No dia 31 de outubro de 1964, data em que eu nasci, a capa do The New York Times anunciava que o chefe de Estado cambojano Príncipe Norodom Sihanouk acusou a França de ser uma “engenhosa parceira dos imperialistas britânicos”. Outra manchete com destaque foi  o roubo da famosa safira Star of India e outras pedras preciosas do Museu de História Natural em Nova York.

Se já é legal saber o que aconteceu no seu primeiro dia de vida, imagine mostrar isso para todo mundo! A loja oficial do The New York Times vende camisetas personalizadas com a primeira página do jornal estampada no peito. É só escolher o tamanho e qualquer data (exceto algumas em que este não foi publicado: lista delas aqui). A camiseta custa  32,95 dólares, mais o frete. Passeando pelo site da loja, encontramos outras opções legais de presentes, como o The Ultimate Birthday Book, um livro de capa dura com todas as capas do The New York Times de aniversários de uma pessoa. O exemplar, que custa 169 dólares, vem com uma moeda de bronze, uma lupa para ajudar a ler as letras pequenas e um certificado de autenticidade. Também há canecas estampadas com a primeira página e seções de cruzadinhas emolduradas de qualquer data (a partir de 1942 aos domingos e todos os dias apenas a partir de 1950), assinadas pelo próprio editor de palavras cruzadas do jornal, Will Shortz.

Infelizmente, a The New York Times Store envia seus produtos para Canadá, Austrália, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Finlândia, França e outros 18 países, mas não para o Brasil. Se você tiver um amigo num desses países…