João I, ou João Sem Terra, foi rei da Inglaterra de 1199 a 1216. Tem esse nome por não ter herdado terras de seu pai, Henrique II. Seu ato  mais famoso como soberano foi assinar a Carta Magna, documento que inaugurou a monarquia constitucional no país. A partir de agora, João I também vai ficar conhecido como o ancestral comum de praticamente todos os presidentes dos Estados Unidos.

A descoberta foi da estudante  Bridge Anne d’Avignon, de 13 anos. Aluna do colégio cristão Monte Vista, na cidade de Watsonville (Califórnia), ela começou a pesquisar sua árvore genealógica nas férias por curiosidade. Depois, procurou a de George Washington e de outros governantes. Ao perceber que todas elas se encontravam, Bridge decidiu reconstruir a família de todos os presidentes americanos.

Bridge Anne usou ancestrais paternos e maternos para chegar ao resultado: Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton são parentes distantes. Dos 44 presidentes que o país já teve, o único que não leva o sangue de João Sem Terra é Martin Van Buren, nascido em Illinois, que mandou de 1837 a 1841.

 

Entusiasmada com a descoberta, a garota construiu um diagrama especial com os antepassados de todos os presidentes e deseja  mostrá-lo pessoalmente a Barack Obama. Para pagar uma viagem à capital, Washington, ela vende cópias do diagrama a 20 dólares no site We are all related. Quem quiser checar se tem sangue azul nas veias também pode se cadastrar gratuitamente para descobrir sua árvore da família.