Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

João Figueiredo

24 de abril de 2019

 

Data e local de nascimento: 15/1/1918 – Rio de Janeiro (RJ)
Data e local de morte: 24/12/1999 – Rio de Janeiro (RJ)
Profissão: militar de carreira
Idade na posse: 61 anos
Cargos públicos: chefe Gabinete Militar e chefe do SNI
Filiação: Euclides de Oliveira Figueiredo e Valentina Silva Oliveira Figueiredo
Profissão do pai: militar de carreira
Casado com Dulce Maria de Guimarães Castro
2 filhos: Johnny e Paulo Renato

  • Mais uma eleição indireta no Congresso Nacional. Teve 355 votos, todos da Arena, contra 226 do também general Euler Bentes Monteiro, candidato do MDB. A Emenda Dante de Oliveira, que reestabelecia as eleiçðes diretas, foi derrotada na Câmara dos Deputados em 25 de abril de 1984. Foram 298 votos a favor, 65 contra e 113 abstençðes. Faltaram 22 votos para atingir os 2/3 previstos na lei.
  • Ainda candidato à Presidência, em 1978, Figueiredo surpreendeu o país ao se deixar fotografar fazendo exercícios apenas de sunga.
  • Apesar do porte atlético que gostava de exibir, Figueiredo foi o que mais sofreu. Teve dores na coluna, problemas na visão e precisou implantar 2 pontes de safena.
  • Mandou construir uma suíte ao lado do gabinete presidencial. O quarto, de 12 metros quadrados, tinha uma cama de casal, dois criados-mudos e uma TV com videocassete. A suíte foi projetada em 1983 para atender o presidente em suas crises de dores da coluna. No banheiro da suíte, o presidente também mandou instalar uma banheira de hidromassagem.
  • De tênis e agasalho esportivo, Figueiredo recebeu ao pé da lareira da Granja do Torto, onde morava, o repórter Alexandre Garcia, da TV Manchete, para uma entrevista de despedida. No final, o repórter pediu que ele dirigisse algumas palavras ao “brasileiro médio, do povo, povão”. Figueiredo respondeu: “Bom, o povo, o povão que poderá me escutar, será talvez os 70% de brasileiros que estão apoiando Tancredo. Então desejo que eles tenham razão, que o doutor Tancredo consiga fazer um bom governo para eles. E que me esqueçam”.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Debates curiosos

Debates curiosos

  Em 1985, durante as eleições municipais, Eduardo Suplicy (PT), que disputava a prefeitura de São Paulo, compareceu ao debate da Globo levando consigo uma tartaruga e um coelho de pelúcia, símbolos de sua campanha. No mesmo pleito, o jornalista Boris Casoy...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This