Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

La Picá de Clinton lamenta vitória de Donald Trump: “Foi um balde de água fria”

9 de novembro de 2016

Em abril de 1998, o então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, foi ao Chile para a II Cúpula das Américas. Durante uma visita ao centro da cidade de Santiago, ele surpreendeu a todos ao quebrar o protocolo e desviar sua trajetória para um pequeno bar na Calle San Antonio. Ele entrou no San Remo – Bar, Restaurant e Fuente de Soda, encostou  no balcão e pediu uma Coca-Cola Light. Servido e refrescado, posou para dezenas de fotos.
la_pica_de_clinton2
A história do estabelecimento mudou radicalmente a partir deste dia. A começar pelo nome, que, a pedido do próprio Clinton, passou a se chamar La Picá de Clinton (“picá”, no Chile, é sinônimo de lanchonete). A decoração também mudou. Hoje, as fotos do ex-presidente e as manchetes de jornais do mundo todo estão espalhadas pelas paredes. No cardápio, o democrata aparece em poses de aprovação aos carros-chefe da casa (no caso, as costelas especiais). Até mesmo a garrafa de vidro de Coca-Cola Light e o copo de vidro usado pelo presidente americano estão guardados numa cúpula de vidro.
la-pica-de-clinton
Depois de 18 anos, o sobrenome Clinton voltou a figurar na cena política mundial. Agora com Hillary, à época primeira-dama, que foi derrotada ontem pelo republicano Donald Trump na corrida presidencial dos Estados Unidos. “Foi um balde de água fria”, diz o proprietário José Luís Garcia, que atendeu Bill Clinton naquele dia. “Estamos desolados. Preparamos uma pequena festa para comemorar a vitória de Hillary e ficamos muito desapontados quando não veio a boa notícia que estávamos esperando”.  A expectativa era fruto das projeções de praticamente todos os jornais norte-americanos, que indicavam que a candidata democrata era a grande favorita.
Apesar da frustração, Garcia pede agora que o mundo se torne um lugar melhor com Trump na Casa Branca: “Espero que não haja mais terrorismo. Os republicanos é que começaram as guerras, mas parece que as pessoas se esqueceram disso”, lamenta, referindo-se aos combates no Oriente Médio durante o governo de George W. Bush e que só foram encerrados na gestão do democrata Barack Obama. As urnas norte-americanas decidiram que os Clinton vão continuar afastados da Casa Branca. Nesse pequeno bar da cidade de Santiago, porém, não há dúvidas de que esse é o sobrenome mais importante da história do local.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Ausências em debates

Ausências em debates

  Em 1985, Jânio Quadros, não quis comparecer a um debate entre os candidatos à prefeitura de São Paulo. Mesmo assim, ele venceu a corrida eleitoral daquele ano. Em 1996, uma trapalhada de agenda estragou os debates entre os candidatos do segundo turno à...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This