Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre o ditador Saddam Hussein

24 de abril de 2019
  1. Saddam Hussein Abd al-Majid al-Tikriti nasceu em Tikrit, no Iraque, em 28 de abril de 1937.
  2. O responsável pela invasão do Kwait, ato que deflagrou a Guerra do Golfo, teve uma infância complicada. Seu pai desapareceu poucos meses depois de seu nascimento e seu padastro, Ibrahim Hassan, além de espancá-lo com frequência, o obrigava a trabalhar nos campos para ajudar a família.
  3. Quando completou 10 anos, Saddam Hussein foi morar com seu tio em Bagdá, onde, mais tarde, se filiaria ao partido revolucionário socialista.
  4. Em 1958, ele cometeu seu primeiro crime político, assassinando um defensor do governador Abdel Karim Qassim.
  5. Tornou-se presidente do Iraque em 1979 e, um ano depois, comandou um ataque ao Irã. A década de batalhas que se seguiu culminou com a tentativa de ocupação do Kwait em 1990. Na época, Saddam Hussein declarou que se forças internacionais lideradas pelos Estados Unidos tentassem avançar contra o Iraque, esta seria a “mãe de todas as guerras”.
  6. A Guerra do Golfo terminou em fevereiro de 1991. Em abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) ordenou o desarmamento do Iraque por meio de onze resoluções de segurança, que foram simplesmente ignoradas.
  7. O tema voltou à pauta após o atentado terrorista ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. O presidente George W. Bush anunciou que a nova doutrina de seu país contra ameaças externas seria atacar antes de ser atacado. O primeiro alvo da política foi o Iraque, que supostamente teria armas de destruição em massa escondidas. A investida norte-americana ao país teve início em 19 de março de 2003. Durante o conflito, Saddam abandonou a presidência depois de se manter no poder por 24 anos.
  8. O ex-presidente foi capturado perto de sua cidade natal pelas forças especiais dos Estados Unidos no dia 13 de dezembro de 2003. Saddam estava escondido há oito meses e foi levado para uma prisão em local mantido em sigilo. Em 29 de junho de 2004, os norte-americanos transferiram a custódia legal do ditador à justiça iraquiana para que fosse indiciado e julgado.
  9. Em 20 de maio de 2005, o jornal britânico “The Sun” publicou uma foto do ditador usando apenas uma cueca. Não se sabe como a publicação obteve a imagem. Ela foi tirada no local secreto do Iraque onde Saddam era mantido preso pelas forças especiais e a polícia militar.
  10. O julgamento de Saddam e de sete de seus seguidores pela execução de 143 iraquianos e sequestro e destruição de propriedades de 399 famílias do vilarejo de Dujail, norte do Iraque, em 1982 teve início em 19 de outubro de 2005. Durante o processo, o ex-presidente afirmou perante os juízes que é inocente, e acusou a corte de não ter legitimidade para julgá-lo.
  11. Em 5 de novembro de 2006 Saddam foi condenado à morte por enforcamento. O ex-presidente afirmou que preferia um fuzilamento, mas não foi atendido.
  12. Saddam Hussein foi executado às 6 horas da manhã do dia 30 de dezembro do mesmo ano, em Bagdá, capital do Iraque. O ex-ditador recusou o capuz que normalmente é colocado sobre a cabeça de condenados durante o enforcamento.
  13. O então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, informou em nota para a imprensa, que estava dormindo durante o enforcamento de Saddam e que não assistiu à transmissão do evento.
  14. A emissora iraquiana “Al Jazeera” transmitiu os momentos iniciais da execução ao vivo. No entanto, as imagens do ato em si não foram exibidas. No dia seguinte apareceu na internet uma gravação, supostamente feita de um celular, que mostrava a execução inteira.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Candidatos à Presidência

Candidatos à Presidência

  Desde que a população voltou a escolher o presidente brasileiro através do voto direto, em 1989, Lula concorreu em todas as eleições. Foram três derrotas (1989, 94 e 98) e duas vitórias (2002 e 2006). Veja abaixo os segundo e terceiro colocados desde então....

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This