Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Diretas-Já

24 de abril de 2019

1. No dia 27 de novembro de 1983,partidos de oposição liderados pelo Partido dos Trabalhadores (PT) organizaram um ato público no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. 

2. O comício tinha como objetivo pressionar a aprovação da emenda restabelecendo as eleições diretas para presidente apresentada pelo deputado federal Dante de Oliveira ao Congresso Nacional em janeiro de 1983. O evento reuniu 15 mil pessoas na praça Charles Miller, em frente ao estádio e deu início a uma campanha batizada de “Diretas-Já”.

3. O senador alogoano Teotônio Vilela (PMDB) morreu de câncer generalizado no dia da manifestação. Apesar de historicamente ligado a partidos de direita, Teotônio Vilela ficou conhecido por presidir a comissão parlamentar que discutiria a anistia às vítimas do AI-5, em 1979. Ele também visitou todos os presos políticos que cumpriam pena no País. 

4. O movimento espalhou-se por todos os Estados brasileiros e mobilizou políticos e artistas. Um de seus grandes líderes foi o deputado Ulysses Guimarães, que chegou a percorrer 40 mil quilômetros do país defendendo o retorno da democracia. A população respondeu de modo entusiasmado à campanha. No segundo ato público, realizado na Praça da Sé (São Paulo) um ano depois do primeiro, contou com a presença de 1 milhão de cidadãos vestidos com camisas amarelas (cor-símbolo do movimento).

5. Mesmo assim, a pressão popular obteve sucesso. O Congresso rejeitou a emenda de Dante de Oliveira por falta de quórum. A abertura política efetiva só ocorreu em 1989, quando houve a primeira eleição direta para a Presidência.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Arremesso de ovos na Dama de Ferro

Um grupo de Facebook reuniu cerca de 15 mil interessados em participar de uma competição de arremessos de ovos na nova estátua da ex-primeira-ministra britânica Margareth Thatcher. Foi a forma que encontraram para protestar contra a estátua de bronze de 6 metros de...

Qual é a diferença entre plebiscito e referendo?

Qual é a diferença entre plebiscito e referendo?

Um referendo é proposto quando os cidadãos devem decidir sobre um assunto importante para o futuro da nação. Tanto o plebiscito quanto o referendo são formas de o governo consultar a sociedade sobre um tema específico. No caso do referendo, os cidadãos respondem a uma...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This