Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Revolução americana

24 de abril de 2019

Em 1765, a Inglaterra instituiu uma lei que passava a exigir de suas colônias o pagamento de uma taxa para o uso de selo oficial em todos os documentos, licenças, contratos comerciais, jornais e panfletos. O chamado Stamp Act (ato do selo) causou enorme insatisfação entre os povos colonizados. Diziam eles que não podiam ser legalmente cobrados já que não tinham representação no parlamento. Esta foi uma das causas principais da Revolução Americana, iniciada em 1775, que culminou com a declaração de independência dos EUA.

A revolta começou com aparente desvantagem para as colônias. Os ingleses possuíam uma força militar muito mais potente, com recursos financeiros de organizar tropas extras. Em contrapartida, os patriotas lutavam em seu próprio território e contavam com a simpatia da população.

O conflito durou 8 anos e foi marcado por 4 fases. Inicialmente, entre 1775 e 1776, os britânicos tentaram sufocar as tentativas de estruturação da rebelião. Em seguida, realizaram forte investida contra Nova York. Depois, os militares ingleses tentaram subjugar o sul, tomando os territórios e deixando sob os cuidados de aliados locais. Os nacionalistas responderam com guerrilhas, que enfraqueceram o poderio de seus opositores, e com suporte francês. Por fim, em setembro de 1783, diplomatas conseguiram um tratado que reconhecia a desvinculação entre colônia e metrópole.

Neste ínterim, já haviam sido criadas instituições republicanas de governo para substituir a autoridade real, que delinearam as características políticas, sociais e econômicas do novo país. Em 4 de julho de 1776, na Filadélfia, o Congresso Continental adotou a declaração da independência, oficializando a nova situação. A primeira leitura pública do documento foi feita quatro dias depois, ao som de bandas e sinos. A determinação da data como feriado nacional ocorreu somente em 1941.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Mulheres podem fazer sushi?

Mulheres podem fazer sushi?

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor? O mito nasceu do conservadorismo da...

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This