Primeira fase

Caracterizou-se por batalhas entre grandes exércitos e por ações rápidas. Os blocos achavam que a guerra não duraria muito. A Alemanha invadiu a Bélgica e conseguiu avançar sobre a França até as proximidades de Paris. O contra-ataque francês ocorreu com a 1ª Batalha do Marne em setembro de 1914.

Segunda fase

Foi chamada de “Guerra das Trincheiras”. Os soldados ficavam dias escondidos em fossos esperando um possível ataque inimigo. Novas armas foram inventadas nesse período, entre elas o canhão de tiro rápido, o gás venenoso, o lança-chamas, o avião e o submarino. A Alemanha se aproveitou dessa falta de mobilidade das frentes aliadas e avançou sobre os russos. A Itália entrou na disputa ao lado da Tríplice Entente.

Terceira fase

Os alemães bombardearam um barco norte-americano, o que levou os Estados Unidos a entrar no conflito. Na verdade, o país já vendia armas e oferecia crédito para a Tríplice Aliança há algum tempo. A chegada das forças americanas mudou o cenário da guerra e assegurou a vitória do grupo formado pela Inglaterra e França. A Alemanha assinou o armistício em 1918.