Mulheres podem fazer sushi?

29 de junho de 2020

Há muita gente que acredita que não. O motivo seria a oscilação da temperatura das mulheres no período fértil. A temperatura do corpo não sobe mais que meio grau. Isso seria o suficiente para o sushi sofrer alterações de sabor?

O mito nasceu do conservadorismo da sociedade japonesa. Era uma maneira de restringir a entrada das mulheres num mercado predominantemente masculino.

Massagem no polvo antes de ele ir para a panela

No documentário “Jiro Dreams of Sushi”, de 2011, Yoshikazu Ono, filho de Jiro Ono, o mais famoso sushiman do Japão, reforça o preconceito. “Para ser um profissional nesse ramo, é necessário que o sushi mantenha sempre o seu sabor equilibrado”, declarou. “Se as mãos estiverem mais quentes, o sabor do sushi pode se alterar”. O restaurante de Jiro, o Sukiyabashi Jiro Honten, foi inaugurado em 1965 e fica no bairro de Ginza, Tem um balcão para apenas 10 pessoas. Jiro costuma até massagear os polvos para amaciá-los antes do cozimento.

Mário Jun Okuhara contou no “Você é Curioso?” (27/06) que o Japão atual está acabando com esse tabu. Existem restaurantes em que toda a cozinha é comandada por mulheres. Revela também que a nova sensação por lá são restaurantes no estilo “all you can eat”. Mas, no Japão, o cliente só tem direito a comer por 50 minutos. Se desperdiçar, paga multa. Ouça o áudio:

Últimas Curiosidades

Artigos Relacionados

Balas de borracha não são feitas de borracha

Balas de borracha não são feitas de borracha

As balas de borracha foram usadas pela primeira vez pelo exército britânico em 1970 durante o conflito etnonacionalista "The Trouble" (O Problema), na Irlanda do Norte.  O projétil de borracha duro, de 15 centímetros, parecia um pequeno míssil e tinha o nome de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *